Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6354
Autoria: Martins, Maria Manuela Duarte
Orientação: Morais, Ana Isabel
Isidro, Helena de Oliveira
Data: 2013
Título próprio: Divulgação de informação sobre capital intelectual em Portugal: nível de divulgação e factores determinantes
Referência bibliográfica: Martins, M. M. D. (2013). Divulgação de informação sobre capital intelectual em Portugal: nível de divulgação e factores determinantes [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6354
ISBN: 978-989-732-305-8
Palavras-chave: Capital intelectual -- Intellectual capital
Divulgação de informação
VAIC -
Governo das sociedades
Resumo: Este estudo analisa a divulgação coluntária de informação sobre capital intelectual de empresas cotadas na Euronext Lisbon, entre 2001 e 2009. A amostra é composta por 32 empresas não financeiras e cinco anos num total de 160 observações.Tendo por base o Modelo de Capital Intelectual de Sveiby (1997) que permitiu a definição dos elementos de capital intelectuala analisar é donduzida uma análise de conteúdo aos relatórios anuais das empresas.São definidos três objectivos. O primeiro objectivo é a identificação do nível de divulgação de informação sobre capital intelectual das empresas cotadas em Portugal entre 2001 e 2009. O segundo objectivo é examinar a extensão com que cada uma das várias categorias do capital intelectual está representada nos relatórios anuais das empresas que compõem a amostra durante o período em análise. O último objectivo é a identificação dos factores que podem explicar as práticas de divulgação voluntária de informação sobre capital intelectual, dando especial ênfase aos factores relacionados com o governo das sociedades e com o desempenho do capital intelectual medido pelo VAIC (Value Added Intellectual Coefficient). Os resultados mais relevantes sobre a evolução do nível de divulgação entre 2001 e 2009, mostram que não existe uma diferença significativa entre os níveis de divulgação de informação sobre capital intelectual nos anos em análise. Relativamente ao segundo objectivo definido, os resultados indicam que apenas existem diferenças significativas entre o índice de divulgação sobre capital humano e os índices de divulgação sobre capital interno e de capital externo. Os resultados mais relevantes do estudo empírico sobre a identificação de factores que compelem a administração a divulgar informação sobre capital intelectual mostram que a dimensão da empresa, a concentração accionista, tipo de indústria e a dimensão do conselho de administração são os factores explicativos do nível de divulgação de informação sobre capital intelectual mais importantes. Nomeadamente, os resultados indicam que empresas de maior dimensão, com maior percentagem de participações qualificadas detidas pelos três principais accionistas, pertencentes ao sector Tecnologia, Telecomunicações ou Utilities e com menor dimensão do conselho de administração divulgam significativamente mais informação sobre capital intelectual. Como factores explicativos do nível de divulgação de informação sobre capital interno são identificados os factores dimensão da empresa, concentração accionista, tipo de indústria, dimensão do conselho de administração e existência de comissão de auditoria. os resultados indicam que empresas de maior dimensão, com estrutura accionista mais concentrada, pertencentes ao sector Tecnologia ou Utilities, com menor dimensão do conselho de administração e com comissão de auditoria divulgam significativamente mais informação sobre capital interno. Como factores explicativos do nível de divulgação de informação sobre capital externo são identificados os factores dimensão da empresa, tipo indústria e dimensão do conselho de administração. Os resultados indicam que empresas de maior dimensão, pertencentes ao sector Serviços, Tecnologia, Telecomunicações ou Utilities e com menor dimensão do conselho de administração divulgam significativamente mais informação sobre capital externo. Como factores explicativos do nível de divulgação de informação sobre capital humano são identificados os factores dimensão da empresa, concentração accionista e tipo de indústria. os resultados indicam que empresas de maior dimensão, com estrutura accionista mais concentrada e pertencentes ao sector Tecnologia, Telecomunicações ou Utilities divulgam significativamente mais informação sobre capital humano.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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