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http://hdl.handle.net/10071/6353
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Title: A adopção do canal online para a compra de produtos turísticos em portugal
Authors: Catarino, Paulo Jorge Mota
Orientador: Rita, Paulo
Oliveira, Tiago
Issue Date: 2012
Citation: CATARINO, Paulo Jorge Mota - A adopção do canal online para a compra de produtos turísticos em portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6353>.
Abstract: O Turismo é um dos mais importantes sectores na economia nacional. Segundo o relatório Travel & Tourism Economic Impact do World Travel Tourism Council (WTTC, 2010), o Turismo representa cerca de 14,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 18,8% do emprego, comprovando a importância deste sector em Portugal. De acordo com este mesmo estudo, a contribuição do Turismo para o PIB nacional poderá situar-se nos 16,9% em 2020. Estes valores associados a um dinamismo que se tem verificado nos últimos anos à escala mundial justificam a atenção que tem sido dada a este sector de actividade económica pelas autoridades nacionais. As tecnologias dão um contributo importante ao sector do turismo, sendo a elaboração de pacotes diversificados e concebidos para segmentos específicos, um bom exemplo da aplicação das tecnologias neste sector. O desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) permitiu antecipar o aparecimento de novos conceitos de negócios de turismo que melhoraram a eficácia e a eficiência dos modelos actuais. Explicar a aceitação individual e uso das novas tecnologias de informação é uma das áreas de investigação mais maturas na literatura dos Sistemas de Informação (Hu et al, 1999). Assente nos modelos de aceitação tecnológica, nomeadamente na Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT; Venkatesh et al 2003), este trabalho propõe um modelo conceptual, adicionando ao modelo UTAUT dois novos constructos: Satisfação com o Sistema e Percepção de Risco. O objectivo principal é explicar quais os factores que influenciam a intenção comportamental para usar uma tecnologia e uso da tecnologia no contexto do comércio electrónico, nomeadamente na aquisição de produtos turísticos em Portugal. A existência de poucos estudos e artigos publicados nesta área em Portugal, a relevância, o interesse e principalmente, a actualidade desta temática aliada à curiosidade sobre a situação actual em Portugal, são as principais razões para a elaboração deste trabalho. Este trabalho de investigação poderá contribuir para o melhor conhecimento do perfil dos utilizadores que compram produtos turísticos online. No caso das empresas, estas podem aplicar esse conhecimento na potenciação do seu negócio.
Tourism is one of the most important sectors in the national economy. According to the report Travel & Tourism Economic Impact of the World Travel Tourism Council (WTTC, 2010), Tourism represents about 14.4% of Gross Domestic Product (GDP) and is responsible for 18.8% of employment, highlighting the importance of this sector in Portugal. According to this same study, the contribution of tourism to national GDP could be 16.9% in 2020. These values associated with a dynamic growth that has been evident over the last years justify the attention that has been given to this sector of the economy by national authorities. The technologies provide an important contribution to the tourism sector. The development of diversified and target specific packages for different segments, is a good example of the application of technologies in this sector. The development of information and communication technologies (ICT) enabled the anticipation of new emerging concepts of tourism businesses that have improved the efficiency and effectiveness of current models. Understanding individual acceptance and use of information technology is one of the most mature fields of information systems research. Based on technology acceptance models, including the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT; Venkatesh et al. (2003), this research work proposes a conceptual model with two new constructs: System Satisfaction and Perceived Risk. Our main goal is to explain critical factors and contingencies related to the prediction of behavioral intention to use a technology and technology use in an e-commerce context, particularly in shopping online for tourism products in Portugal. The existence of few studies and articles published about this thematic on the Portuguese context, relevance, interest and especially the timeliness of this theme combined with curiosity regarding the current situation in Portugal are the main reasons for the development of this work. This research work can contribute to a better understanding of the profile of users who buy tourism products and services online. For enterprises, this knowledge can be applied in the empowerment of their business.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6353
Designation: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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