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http://hdl.handle.net/10071/6279
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Title: Implementação da triagem telefónica e via e-mail como uma prática lean num serviço de urgência
Authors: Duque, Sara Raquel Dias
Orientador: Carvalho, José Crespo de
Ramos, Madalena
Keywords: Pensamento lean em saúde
Triagem telefónica
Triagem por e-mail
Serviço de urgência
Thinking lean in health
Telephone screening
Sorting by e-mail
Emergency service
Issue Date: 2012
Citation: DUQUE, Sara Raquel Dias - Implementação da triagem telefónica e via e-mail como uma prática lean num serviço de urgência [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6279>.
Abstract: O recurso a prestadores de cuidados de saúde menos adequado tem-se revelado uma das fontes de maior despesa no ramo da saúde e do bem-estar do doente/utente. Por ano são cada vez mais os utentes que recorrem aos serviços de urgência para tratar os seus problemas de saúde pela rapidez e comodidade de resolução, em parte devido ao fácil acesso a exames complementares de diagnóstico. Como tal, o presente estudo pretende avaliar a viabilidade da implementação dos sistemas de triagem telefónica e por e-mail como uma prática Lean. A metodologia baseia-se na realização de entrevistas semi-estruturadas, com objectivo de recolher informação aprofundada sobre a problemática em estudo. Os resultados foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas dos entrevistados. As conclusões revelaram-se bastante promissoras, tendo-se verificado a mais-valia da implementação dos tipos de triagem em estudo como prática lean, no sentido de obter ganhos em saúde com menor desperdício e maior produtividade, sendo assim uma enorme vantagem para a nossa economia. A principal limitação do estudo encontra-se no tamanho da amostra e no método de selecção da mesma pelo que o desenvolvimento de mais estudos nesta área terão todo o interesse e demonstrar-se-ão essenciais para a fundamentação no sentido de implementar estas alterações.
A less adequate use of health care providers has proved to be one of the greatest sources of expense in the field of health and well-being of the patient. Each year more and more patients resort to the emergency services to solve health problems because of its fast and comfortable way of resolution, partly due to an easy access to additional tests for diagnosis. Therefore the present study aims to evaluate the feasibility of implementation of systems for telephone screening and by e-mail as a Lean practice. The methodology is based on semi-structured interviews aiming to collect detailed information on the problem studied. The results were obtained through the analysis of the answers of the interviewees. The findings have proved to be very promising, concluding that the implementation of the types of screening studied as a Lean practice is an advantage, in order to make gains in health with less waste and greater productivity, thus it is a huge advantage to our economy. The main limitation of the study is the sample size and the method of its selection. As such further studies in this area are needed and will be essential support the implementation of these changes.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6279
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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