Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6251
acessibilidade
Title: Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal
Authors: João, Diogo Domingues
Orientador: Santos, Artur
Keywords: Logística
Oportunidades de melhoria
Farmácia
Processo “Order-to-Cash”
Logistic
Improvement opportunities
Pharmacy
“Order-to-Cash” Process
Issue Date: 2012
Citation: JOÃO, Diogo Domingues - Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6251>.
Abstract: No estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente.
In this study, the goal is to identify the improvement opportunities, in the logistics flows, of the pharmacy division of L’Oréal Portugal, or LOP. This work is based on an internship, in which the author is taking part, and the analysis is making to all supply chain of the active cosmetic division, or DCA. This need to optimize the flows, mostly in the logistic level, results of a conclusion, which was reached along with the tutor that, this particular division, raises some challenges on the logistic level. The fact that their customers are, generally, pharmacies, makes them quite different, so that’s the reason why is so attractive to study an improvement on this field. The founded opportunities have their implementation depend, sometimes, of the available technological improvements, so they can represent a goodwill to the identify points. There are some changes that might have a difficult implementation, due to the fact that the processes are more rooted and the costs of change are higher. The introduction of the improvement reached depend, in some cases, of technological developments, not only in L’Oréal, but also in the customers – in which case, the company can’t control then.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6251
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Processo_do_canal_Farmácia.pdf952.42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.