Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6223
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJulião, Jorge-
dc.contributor.authorFrancisco, Ricardo Filipe Amorim-
dc.date.accessioned2014-01-17T17:14:24Z-
dc.date.available2014-01-17T17:14:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationFrancisco, R. F. A. (2012). Análise ao consumo online de conteúdos musicais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6223pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6223-
dc.description.abstractA indústria musical tem vindo a desenvolver-se desde que foi criada no século XIX, e atravessa nos últimos anos um período de mudança em relação à sua organização. Com esta dissertação, pretende-se estudar a forma como os consumidores portugueses encaram e utilizam uma das novas formas de distribuição de conteúdos musicais, a venda através de canais electrónicos. Através de um estudo estatístico descritivo e da utilização de testes de hipóteses a uma amostra de consumidores de música identificaram-se, entre vários factores intrínsecos ao produto estudados, aqueles que mais contribuem para a escolha da plataforma ou loja no ato de compra de música. São eles a qualidade, o preço, a disponibilidade e a confiança no vendedor. Para além destes, foram também analisados factores independentes como a faixa etária e as habilitações literárias, que também parecem exercer alguma influência. Dos factores intrínsecos ao produto, foi feita também uma análise estatística a quais aqueles que os consumidores consideram mais benéficos na compra de música online. Entre os quatro referidos anteriormente, concluiu-se que o preço e a disponibilidade são mais benéficos para o consumidor de música online, a qualidade é semelhante entre os dois tipos de loja e a confiança é maior nas lojas físicas. Por fim foram criadas algumas linhas de orientação, com base em tudo o que foi estudado, de forma a perceber as implicações desta dissertação e alguns passos que se podem tomar, tendo em conta a mesma.por
dc.description.abstractThe musical industry has being developed since its creation in the XIX century, and in the last years, is over a shift period in its structure. With this dissertation, I intend to study the way that the Portuguese consumers look to one of the new music supply networks, the online stores. With a descriptive statistic study and some statistical hypothesis testing to a sample of music consumers, were identified, between the product factors, the ones that contribute the most to the consumer choice of store or platform when buying music. They are the quality, price, availability and trust. Some other independent variables were studied, like the age group and the academic degree, that can also influence this choice. From the first group of factors, it was also statistically studied which ones were more beneficial for the online consumer. From the four that were referred before (price, quality, trust and availability), the more beneficial in the online market, when compared with the physical market, were the price and availability, the quality is seen as good as in both the online and physical store, and the trust is worst in the online markets. Ultimately, based on everything that was studied in basis, it was created some orientation lines for the market, so that the players involved can better understand the implications of this dissertation, and some steps that can be taken in the future.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica -- Musicpor
dc.subjectGestão da cadeia de abastecimentopor
dc.subjectMercado discográficopor
dc.subjectLojas onlinepor
dc.subjectDownloads ilegaispor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectSupply chain managementpor
dc.subjectOnline storespor
dc.subjectIllegal Sharepor
dc.titleAnálise ao consumo online de conteúdos musicaispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jelL84-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ricardo_amorim_francisco.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.