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http://hdl.handle.net/10071/6203
Autoria: | Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de |
Orientação: | Silva, Rui Vinhas da Laureano, Raul |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Drivers of donation practices: Altruism and religiosity revisited |
Referência bibliográfica: | Abreu, M. M. E. G. de. (2012). Drivers of donation practices: Altruism and religiosity revisited [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6203 |
ISBN: | 978-989-732-277-8 |
Palavras-chave: | Práticas de donativos Altruísmo -- Altruism Comportamento pró-social Religiosidade Donations practices Prosocial behavior Religiosity |
Resumo: | This study explores how motivation, prosocial behavior, religious affiliation, and religiosity
impact on donations practices. Specifically, this research proposes a framework arguing that
donations practices are a function of four main drivers: donor’s motivation, prosocial
behavior, religious affiliation, and religiosity. Furthermore, the moderating effects of
religiosity on the relationship between motivation, prosocial behavior, religious affiliation,
and donations practices are examined.
Donations practices concern the frequency and the amount of the donation by an individual to
a charity, and the type of charities – religious or secular – the donor supports. Donor
motivation is viewed via the altruism-egoism binary. Donor prosocial behavior is identified
by acts of volunteerism and compassion. Donor religious affiliation specifies the adherence of
an individual to a particular religious group. Donor religiosity addresses the psychology of
religious activities.
Research was carried out in two empirical stages: exploratory interviews held within a
grounded theory approach, and a large scale questionnaire.
This study provides empirical support that altruism is the basis of donations practices, and
that religiousness is an underlying variable that partly determinates donations practices.
Moreover, the key findings indicate that altruism appears to be more engrained within
religious people in donations practices.
Considering some recommendations for marketing and fundraising of religious organizations,
it can be acknowledging that being part of a religious denomination seems crucial for the
donations practices. Este estudo investiga como a motivação, o comportamento prosocial, a afiliação religiosa, e a religiosidade impactam nas práticas de donativos. Especificamente, este estudo propõe um modelo que assume que as práticas de donativos são uma função de quatro grandes condutores: a motivação, o comportamento prosocial, a afiliação religiosa, e a religiosidade, do doador. Adicionalmente são testados os efeitos moderadores da religiosidade na relação entre motivação, comportamento prosocial, e afiliação religiosa, com as práticas de donativos. As práticas de donativos dizem respeito à frequência e ao montante do donativo de um indivíduo a uma organização sem fins-lucrativos, e também ao tipo da organização – religiosa ou secular – que o doador apoia. A motivação do doador é aferida através do binário altruísmo-egoísmo. O comportamento prosocial do doador é identificado pelos atos de voluntarismo e compaixão. A afiliação religiosa do doador especifica a adesão de um indivíduo a um grupo religioso em particular. A religiosidade do doador trata de aspetos psicológicos das actividades religiosas. A investigação desenvolveu-se em duas fases: entrevistas exploratórias com uma abordagem da “grounded theory”, e questionário em grande escala. Este estudo sustenta empiricamente que o altruísmo é a base das práticas de donativos, e que a religiosidade é uma variável subjacente que parcialmente determina as práticas de donativos. Alias, os resultados centrais mostram que nas práticas de donativos o altruísmo está mais enraizado nas pessoas religiosas. Considerando o contributo para o marketing e angariação de fundos das organizações religiosas fica reconhecido que parece ser crucial pertencer a uma denominação religiosa no que concerne às práticas de donativos. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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