Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6201
Autoria: | Ferreira, Nuno Miguel da Silva Melo |
Orientação: | Costa, António Firmino da |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Contingências e disposições na sala de aula: Influência de dinâmicas juvenis extra-escolares na relação pedagógica do secundário |
Referência bibliográfica: | Ferreira, N. M. da S. M. (2012). Contingências e disposições na sala de aula: Influência de dinâmicas juvenis extra-escolares na relação pedagógica do secundário [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6201 |
ISBN: | 978-989-732-272-3 |
Palavras-chave: | Relação pedagógica Novas TIC Dinâmicas de atenção Dinâmicas de negociação Pedagogical relationship New ICT Attention dynamics Negotiation dynamics |
Resumo: | O presente estudo inicia um percurso analítico por entre inúmeras linhas de partida, de aspectos muito diversificados da vida escolar. Propõe-se, porém, um determinado conjunto de lógicas operacionais para se analisar a ligação entre a interacção na sala de aula e algumas dinâmicas de mudança da sociedade em geral. A sala de aula é aqui entendida como o ponto de convergência, o reflexo de transformações maiores, com implicações ao nível do habitus dos agentes (re)socializados no espaço escolar. Numa qualquer aula do secundário é possivel encontrar toda uma série de dinâmicas de negociação e de atenção que giram em torno da relação entre professor e alunos. Funcionam enquanto diferenciadores de atitudes em termos da relação com a autoridade e as normas, revelando mais ou menos autonomia ou mais ou menos proximidade com o professor. Estas dinâmicas, transfiguradas em práticas de sala de aula, transmitem modos e maneiras de estar perante o trabalho escolar, reflexos de disposições mais ou menos concorrentes entre si, e acabam por revelar aspectos éticos que regem de uma forma ou de outra a conduta dos alunos. O conjunto de transformações despoletadas por uma nova ética perante o plágio, com recursos informacionais cada vez mais presentes, é disso exemplo. The initial analysis followed in this study gives a series lines starting from very diverse aspects of school life. Having regard to the title of the study, the general object of the analysis carries with it at the outset, numerous lines of departure for very varied aspects of school life. However, maybe just a certain set of logical operations will be enough to analyze the link between interaction in the classroom and some dynamics of change in society in general. The classroom is here understood as the convergence point, the reflection of major changes, with implications for the habitus of the agents, (re)socialized at school. In any class of the secondary it’s possible to find a whole series of dynamics of negotiation and attention that revolve around the relationship between teacher and pupils. They are differentiators in of attitudes regarding authority and rules, revealing more or less autonomy or more or less proximity to the teacher. These dynamics, transposed to classroom practice, transmit ways of dealing with school work, reflecting internal dispositions more or less competing with each other, and revealing ethical aspects of the pupil’s conduct. The set of changes triggered by a new ethic towards plagiarism, with informational resources increasingly present, constitutes an example. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Doutoramento em Sociologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
phd_nuno_melo_ferreira.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.