Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6181
Autoria: Cardão, Marcos Henrique Ramos de Sousa
Orientação: Rodrigues, Luís Nuno
Xavier, Ângela Barreto
Data: 2012
Título próprio: Fado tropical: O luso-tropicalismo na cultura de massas (1960-1974)
Referência bibliográfica: Cardão, M. H. R. de S. (2012). Fado tropical: O luso-tropicalismo na cultura de massas (1960-1974) [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6181
ISBN: 978-989-732-260-0
Palavras-chave: Luso-tropicalismo
Nacionalismo -- Nationalism
Ideologia colonial
Cultura de massas -- Mass culture
Colonial ideology
Popular culture
Resumo: Baseado num conjunto de pressupostos históricos, lugares comuns sobre o carácter dos portugueses e apriorismos sobre o seu modo de ser, o luso-tropicalismo moldou-se à história de Portugal e foi indispensável para a sobrevivência da «comunidade lusíada» nas últimas décadas do regime autoritário. Este modo particular de reinterpretar a história da colonização portuguesa ganhou consistência na década de 1960, quando uma série de rituais e práticas prosaicas contribuiu para promover a ideia de que Portugal era um país multirracial, geograficamente diverso, e uma unidade politicamente homogénea. O objectivo desta investigação é descrever e analisar um conjunto de acontecimentos comuns que generalizaram o luso-tropicalismo na vida diária. Vou procurar demonstrar como uma série de acontecimentos da cultura de massas – desde ícones do futebol, como Eusébio, passando por celebridades da música popular portuguesa, como João Maria Tudella e Eduardo Nascimento, entre outros, até aos concursos de beleza realizados na década de 1970 – dialogaram com os temas associados ao luso-tropicalismo, contribuindo em muitos casos para naturalizar as suas representações. Além do objectivo puramente historiográfico, que passa por recensear as formas que banalizaram o luso-tropicalismo fora do campo institucional, este trabalho pretende igualmente assinalar a contingência das representações luso-tropicalistas, que acabaram por soçobrar pouco tempo após a queda do regime autoritário.
Based in historical assumptions and commonplaces about the character of the Portuguese, the luso-tropicalism was a way to imagine the Portuguese community, which tended to highlight the natural disposition of the Portuguese for a settlement without prejudice of «color or race». Almost treated as a form of life, this particular way of reinterpret the history of Portuguese colonization won consistency in the last decades of authoritarian rule, when a series of rituals fostered the idea that Portugal was a multiracial country, geographically diverse and a politically homogeneous unit. My aim in this dissertation is to describe and analyse key cultural phenomena that spread luso-tropicalism in everyday life. I will argue that some artefacts of mass culture – namely football icons, such as Eusébio, celebrities of Portuguese popular music, such as João Maria Tudella, Eduardo Nascimento, among others, and beauty pageants held in the 1970’s – managed to reiterate the main themes of luso-tropicalism outside the ordinary campaigns of self-justification. Besides the historiographical objective, this work also intends to point out the contingency of luso-tropicalist representations, which somehow disappeared immediately after the Portuguese decolonization.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Doutoramento em História Moderna e Contemporânea
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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