Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6174
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSeabra, Teresa-
dc.contributor.authorPraça, Marco Aurélio Martins-
dc.date.accessioned2014-01-14T10:26:39Z-
dc.date.available2014-01-14T10:26:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012por
dc.identifier.citationPRAÇA, Marco Aurélio Martins - O papel das práticas culturais nos trajetos escolares [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6174>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6174-
dc.description.abstractAo observarmos alunos da mesma escola, oriundos da mesma classe social, moradores da mesma zona, portadores do mesmo material escolar e alunos dos mesmos professores, notaremos que o desempenho escolar não será o mesmo entre eles. Incontáveis fatores influenciarão os resultados académicos dos alunos, contudo, será objetivo de nossas observações saber se o bom desempenho escolar, e por conseguinte, a inclusão escolar daquele estudante, estão ligados às práticas culturais pelo aluno desenvolvidas e qual a especificidade dessas práticas. Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa de campo por questionário, onde se inquiriu 100 alunos de uma escola pública municipal do interior do Brasil, que abriga maioriatariamente população de baixa renda e portanto, estudantes de classes populares com baixa possibilidade de acesso às práticas culturais. Utilizando um questionário socio-econômico, também foi possível perceber o perfil familiar do aluno, em especial a escolaridade e hábitos culturais dos pais. As informações recolhidas pelo questionário foram tratadas por um programa de análise e estatística, identificando e comparando aspectos relevantes em grupos de sucesso e fracasso escolar. Por conclusão, percebemos que existe uma relação entre o desenvolvimento de práticas culturais e o sucesso escolar do aluno, e que determinadas praticas culturais se repetem nos casos de sucesso escolar, além da influência dos pais na vida escolar do aluno.por
dc.description.abstractWhen we observe students from the same school, coming to the same social class, living in the same area, having the same teachers and school materials, we realize that the school success will not be the same. Certainly, several factor will influence to school success results, however, the goal of our observations will be academic achievement, and therefore the inclusion of that student are linked to cultural practices developed by then, and also, in the cases of school success, there are one or more cultural practices common to these individuals. To achieve this goal, the field research was conducted by questionnaire, which asked 100 students from the public school of Brazil, whose the most of them belonging to the lower social class, so lower practices cultural access. Using a social economic questionnaire was also possible to avail the student´s family profiles, in special the parents schooling and cultural habits. The obtained results were analyzed by statistic program comparing the relevant aspects of the success and failure school groups. In conclusion, we realize that there is a relation between the development of cultural practices and school success, and that certain cultural practices are repeated in cases of academic success, beyond the parents influence in the school life of the student.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas culturaispor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectCultural practicespor
dc.subjectSchool successpor
dc.subjectSchool failurepor
dc.titleO papel das práticas culturais nos trajetos escolarespor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado_MarcoAurelioMartinsPraça.pdf432,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.