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dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Costa Agostinho da-
dc.contributor.authorPereira, Mariana de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-01-10T15:38:02Z-
dc.date.available2014-01-10T15:38:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationPEREIRA, Mariana de Oliveira - Ambiente de feedback, orientação para o feedback e promoção de comportamentos proativos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6153>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6153-
dc.description.abstractAtualmente é enfatizada a importância da contínua aprendizagem e adaptação dos trabalhadores nas organizações, desta forma o feedback de desempenho torna-se particularmente importante no ambiente de trabalho. Este estudo tem como finalidade compreender a relação entre o ambiente de feedback, orientação para o feedback e o comportamento proativo dos trabalhadores em contexto organizacional. Testámos numa amostra de 261 trabalhadores o efeito direto do ambiente de feedback da chefia e da orientação para o feedback no comportamento proativo dos trabalhadores; o efeito direto do ambiente de feedback da chefia na orientação para o feedback; e, o papel mediador da orientação para o feedback na relação entre o ambiente de feedback da chefia e o comportamento proativo dos trabalhadores. Para o efeito, realizou-se um estudo correlacional com escalas validadas. O instrumento utilizado foi um questionário respondido online que incluía as variáveis em estudo. Os resultados revelam uma relação positiva e significativa entre o ambiente de feedback e a orientação para o feedback no comportamento proativo dos trabalhadores; perceções de um ambiente de feedback positivo influência a orientação para o feedback assim como a proatividade dos trabalhadores. Finalmente, é suportada a hipótese de mediação da orientação para o feedback entre o ambiente de feedback da chefia e o comportamento proativo. Este estudo contribui para realçar a importância do feedback para a proatividade.por
dc.description.abstractCurrently it is emphasized the importance of continuous learning and adaptation of employees in organizations, so the performance feedback becomes particularly important in the workplace. The purpose of this research is to understand the relationship between the feedback environment, feedback orientation and proactive behavior of employees in an organizational context. Using a sample of 261 employees, we tested the direct effect of the supervisor feedback environment and feedback orientation on proactive behavior of employees, the direct effect of feedback environmental in feedback orientation and, finally, the mediating role of feedback orientation in the relationship between the feedback environment from leading proactive behavior of employees. To this end we performed a correlational study with validated measures. The instrument used was an online questionnaire covering all the variables. The results support the proposed model; indicate a positive and significant relationship between the feedback environment and feedback orientation on employees' proactive behavior. Perceptions of management’ positive feedback environment influence the feedback orientation to the proactivity of employees. Finally, the mediation hypothesis is supported, feedback orientation mediate between the feedback environment and proactive behavior. This study allows us to better understand the mechanisms linking these concepts. This study emphasizes feedback relevance for proactivity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectOrientação para o feedbackpor
dc.subjectAmbiente de feedbackpor
dc.subjectComportamento proativopor
dc.subjectFeedback orientationpor
dc.subjectFeedback environmentpor
dc.subjectProactive behaviorpor
dc.titleAmbiente de feedback, orientação para o feedback e promoção de comportamentos proativospor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
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