Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/615
Autoria: Dias, Paulo Coelho
Data: 2007
Título próprio: Aprendizagem das ciências. O contexto familiar e a aprendizagem em sala de aula com um professor: um mesmo xadrez mas jogado em dois tabuleiros
Título e número da coleção: CIES e-Working Paper
Nº 35
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Aprendizagem em ciências
Estratégias de estudo
Tipo de professor
Tipo de turma
Resumo: As análises deste artigo foram retiradas de um estudo maior, onde procurámos comparar a eficácia da aprendizagem conseguida através de documentários científicos sobre a natureza (tais como o National Geographic, o BBC Vida Selvagem, etc.) comparativamente às aulas de ciências com um professor. O estudo é fundamentado, fundamentalmente, no modelo teórico de Bourdieu & Passeron (s.d.) e Bernstein (1985, 1996). Neste artigo em particular analisámos um dos eixos decorrentes da problemática desenvolvida nesse estudo. Aqui, mais concretamente, perspectivámos e problematizámos o processo de aprendizagem das ciências em sala de aula com um professor, procurando identificar em termos macrossociológicos, a interacção que se estabelece entre as características dos alunos estruturadas no contexto familiar face às características dos diferentes professores acompanhados, por forma a explicar os níveis de aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, trabalhámos com 651 alunos, correspondentes a uma amostra representativa dos alunos do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Resultados. Definem-se claramente algumas variáveis integrantes da prática pedagógica de cada professor que condicionam as estratégias de estudo das respectivas turmas e, mormente, afectam igualmente os resultados dos alunos, quer na escrita, quer na oralidade. No entanto, só a integração da variável tipo de turma permite compreender cabalmente as relações encontradas.
This study is part of a major study whose principal aim was finding whether or not there is effective learning in Science by watching television programs like BBC Wild Life (informal education) comparatively to science classes (formal education). The study is based, fundamentally, on the theories of Bourdieu & Passeron (s. d.) and Bernstein (1985, 1996). In this specific study we have analysed one of the axis resulting from the major study referred. Specifically, we have analysed the process of learning science in the classroom, investigating in macro sociological terms the importance of the specific relation between the characteristics of the divisions fro m the different school classes and the pedagogical profile of each teacher. Methodologically speaking we have worked with a representative sample of 651 students from Olhão. The results show that there are in fact some important characteristics of teacher’s profile that influence the self-regulated learning strategies adopted by the classes and, moreover, that influence the results of the students.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP35_Dias_.pdf492,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.