Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6126
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Pedro António-
dc.contributor.advisorLaureano, Raul M. S.-
dc.contributor.authorMariquitos, Inês Filipa Sousa Valongo-
dc.date.accessioned2014-01-09T11:54:43Z-
dc.date.available2014-01-09T11:54:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationMariquitos, I. F. S. V. (2012). Reputação corporativa e performance no sector das telecomunicações móveis em portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6126pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6126-
dc.description.abstractApesar da sua indiscutível relevância na estratégia e valor económico das organizações, apenas num período mais recente se intensificou o estudo dos activos intangíveis enquanto recursos estratégicos, a que não é alheia a crescente consciencialização por parte dos mercados da importância deste tipo de activos na sustentabilidade de um modelo de negócio e como pilar de uma estratégia baseada na diferenciação. Este facto, aliado à instabilidade notória sentida pelas marcas, despertou o interesse para o tema da reputação corporativa como elemento distinto do goodwill e dos demais activos intangíveis. Neste contexto, o objectivo do presente estudo é avaliar a percepção de reputação corporativa, detida pelos clientes1, no sector de telecomunicações móveis em Portugal, assim como analisar potenciais relações entre a RC e alguns indicadores de performance. Tendo por base uma amostra global de 307 utilizadores de telemóvel, recorreu-se à análise descritiva, bivariada e construção de modelos de regressão linear múltipla, de acordo com as dimensões2 em estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a reputação é um resultado relevante da ética e da confiança, assim como é um bom precedente da percepção da performance financeira, não financeira, lealdade e passa-a- -palavra. Apurou-se ainda que a Vodafone é a operadora mais afável e competente do sector e que a reputação corporativa varia segundo características sociodemográficas e de utilização do serviço telefónico móvel.por
dc.description.abstractDespite the undisputed relevance of intangible assets in the strategy and economic value of organizations, it was just recently that has intensified the study of intangible assets as strategic resources. Furthermore, this is attached to the growing awareness by the markets of the importance of such assets in the sustainability of a business model and as a solid support for a strategy based on differentiation. This fact associated with the notorious instability experienced by brands, triggered the interest on the topic of corporate reputation as a distinct element from goodwill and other intangible assets. In this context, the aim of this report is, consequently, to evaluate the perception of corporate reputation held by clients in the Portuguese mobile industry. Furthermore, potential relations between corporate reputation and some performance indicators will be statistically analyzed. Based on a total sample of 307 individuals several statistical techniques were used: descriptive and bivariate analysis and multiple regression models. The results show that corporate reputation is a relevant outcome of ethics and confidence and a reasonable predictor of the perception of financial performance, non-financial performance, loyalty and word-of-mouth. Furthermore, Vodafone is concluded to be the most agreeable and competent mobile service operator. Finally, relevant means’ differences were found in corporate reputation according to socio-demographic and the use of mobile service characteristics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAtivos intangíveispor
dc.subjectReputação corporativapor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectModelo de regressão linear múltiplapor
dc.subjectAtivo intangível -- Intangible assetspor
dc.subjectCorporate reputationpor
dc.subjectMultiple regression modelpor
dc.titleReputação corporativa e performance no sector das telecomunicações móveis em portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_sousa_mariquitos.pdf
  Restricted Access
2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.