Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6123
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Rui-
dc.contributor.authorAlbergaria, Jorge Pedro Castelo Branco Soares-
dc.date.accessioned2014-01-09T11:44:27Z-
dc.date.available2014-01-09T11:44:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationAlbergaria, J. P. C. B. S. (2012). Going international to the United Arab Emirates [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6123pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6123-
dc.description.abstractThe objective of the thesis is to describe the process of internationalization of three Portuguese companies into the market of the United Arab Emirates (UAE) in general and the Emirate of Dubai in particular and to explore the reason for the differences in the internationalization process of the companies. The companies addressed by the thesis were Gelpeixe, Quidgest and Enouida. Although the three companies already possess some international presence and experience, they are eager to explore business opportunities in new emerging markets. The study applied the analyses of internationalization process concepts and theory, the target market characteristics, the three companies’ profiles, international objectives and product/ service particularities as well as a data qualitative analysis provided by a few Portuguese companies with operations in the UAE. The findings in this thesis show that the internationalization strategy of a company is assumed to depend upon internal and external factors such as a company´s different level of international experience and objectives, different business sectors and characteristics of its products or services and particular target market conditions and requirements. Although the three companies share similar internationalization objectives the findings suggests different market entry strategies for each company, namely, direct export with an agency agreement, wholly owned branch and franchise. Regarding the companies internationalization objectives and the target market characteristics each market entry strategy entails specific steps which each company is advised to follow in order to raise the chances of success in terms of market entry and future development starting from a moderate risky approach to a more committed local presence.por
dc.description.abstractA tese tem como objectivo descrever o processo de internacionalização de três empresas portuguesas para o mercado dos Emiratos Árabes Unidos (EAU) em geral e do Emirato do Dubai em particular e explorar a razão pela qual existem diferenças nos processos de internacionalização entre as empresas. As empresas alvo de análise na tese foram a Gelpeixe, a Quidgest e a Enouida. As três empresas já possuem alguma experiência e presença internacional e continuam a desenvolver esforços na busca de oportunidades de negócio para explorar em novos mercados emergentes. A realização do estudo envolveu a análise de diversos conceitos e teorias sobre processos de internacionalização, características do mercado alvo, perfil e objectivos de internacionalização das empresas, particularidades dos produtos/ serviços das empresas bem como uma análise qualitativa sobre a informação obtida através de empresas portuguesas com actividade nos EAU. A tese permitiu entender que a estratégia de internacionalização de uma empresa deverá depender de factores internos e externos tais como os diferentes níveis de experiência internacional e objectivos da empresa, diferentes sectores de negócio, características dos produtos/ serviços e em particular das condições e requisitos do mercado alvo. Apesar das três empresas partilharem objectivos de internacionalização idênticos foi possível identificar diferentes estratégias de entrada no mercado para cada uma das empresas nomeadamente, exportação directa através de acordo de agência, subsidiária detida totalmente pela empresa mãe e franchising. Considerando os objectivos de internacionalização de cada empresa e as características do mercado alvo foi delineada uma estratégia de entrada para cada empresa que começará por uma aproximação de risco moderado até atingir uma posição local com maior grau de compromisso. Cada estratégia inclui um conjunto de passos que se aconselha serem seguidos por forma a maximizar o sucesso de entrada no mercado e assegurar um crescimento sustentável.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectAgencypor
dc.subjectBranchpor
dc.subjectFranchisepor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectAgênciapor
dc.subjectSubsidiáriapor
dc.titleGoing international to the United Arab Emiratespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
dc.subject.jelM00-
dc.subject.jelM160-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jorge_soares_albergaria.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.