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dc.contributor.advisorTavares, Susana-
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Alexandre Mendonça e-
dc.date.accessioned2014-01-07T11:16:48Z-
dc.date.available2014-01-07T11:16:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-06por
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Alexandre Mendonça e - Aceitam-se sugestões : a relação de troca individuo-organização e os comportamentos de voz : o papel mediador da identificação organizacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6108>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6108-
dc.description.abstractOs comportamentos de voz dos trabalhadores promovem a mudança e a inovação através da identificação de problemas, das opiniões e sugestões que os indivíduos dão e que são orientadas para a melhoria organizacional. Esta investigação pretendeu estudar o impacto da relação de troca entre o indivíduo e a organização nos comportamentos de voz do trabalhador, e quanto dessa relação pode ser explicado pelo nível de identificação organizacional (IO). A este estudo responderam 373 participantes de diversas organizações portuguesas. Foi realizada uma análise do modelo de mediação múltipla através de bootstrap para o cálculo dos efeitos indirectos. Os resultados sugerem que as relações de troca social estão associadas a uma maior identificação organizacional e, por sua vez a um maior uso de voz por parte dos colaboradores. Por outro lado, a percepção de que a relação que o indivíduo estabelece com a organização é sobretudo de troca económica está associada a níveis mais baixos de IO e consequentemente ao menor uso de comportamentos de voz. Aparentemente, este não é o único mecanismo de explicação da influência da troca económica na voz, uma vez que o efeito de mediação é parcial. Os nossos resultados sugerem que os gestores que pretendem aumentar os comportamentos de voz que estimulam a inovação e a mudança organizacional devem promover as relações de troca social em detrimento das relações de troca económica entre o indivíduo e a organização a par da utilização de tácticas que aumentem a sua identificação à organização.por
dc.description.abstractVoice behaviors promote organizational change and innovation since individuals point to problems, give opinions and offer suggestions oriented for organizational improvement. This research studied the impact of the nature of the individual -organizational exchange on workers’ voice behaviors, and how much of this relationship could be explained by the level of organizational identification (OID). Three hundred and thirty seven workers from several Portuguese organizations participated in this study. We used bootstrap to calculate the indirect effects of the multiple mediation model. Our results suggest that social exchange relationships are associated with greater organizational identification and in turn with greater use of voice. On the other hand, when the individual’s perception about the relationship established with the organization is primarily of economic exchange, with the individual has lower levels of OID, and consequently to report less voice behaviors. Apparently, this is not the only mechanism to explain the influence of economic exchange on voice, since the effect of the mediation is partial. Our results suggest that managers who pretend to increase’ voice in order to promote organizational innovation and change should stimulate social exchange relationships between the individual and the organization over economic exchange relationships and, jointly, make use of tactics to increase their identification with the organization.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTroca socialpor
dc.subjectTroca económicapor
dc.subjectComportamentos de vozpor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.subjectSocial exchangepor
dc.subjectEconomic exchangepor
dc.subjectVoice behaviorspor
dc.subjectOrganizational identificationpor
dc.titleAceitam-se sugestões : a relação de troca individuo-organização e os comportamentos de voz : o papel mediador da identificação organizacionalpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
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