Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6103
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Carlos-
dc.contributor.authorXavier, Joana Pereira Marques-
dc.date.accessioned2014-01-06T11:01:26Z-
dc.date.available2014-01-06T11:01:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationXavier, J. P. M. (2012). Plano de negócio: The cult of Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6103pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6103-
dc.description.abstractO Turismo é um sector de grande importância económica no mundo e particularmente em Portugal. Em contraciclo com a crise interna nacional, o turismo de estrangeiros no nosso país continuará a crescer consistentemente durante a próxima década. Ir às compras, e levar “lembranças”, para si ou para oferecer, é das atividades mais comuns que os turistas desenvolvem durante as suas estadias. Por outro lado, o turismo gastronómico vai ganhando adeptos e o nosso país tem uma oferta diversa e genuína neste mercado. É neste contexto que surge a ideia de negócio: oferecer um pouco da cultura e gastronomia nacionais a estrangeiros, mediante a comercialização de packs com produtos alimentares e não alimentares e mediante a criação de uma marca que represente o que de melhor se faz em Portugal. Um selo de portugalidade que possa assinar um vasto conjunto de produtos que os posicione, os credibilize e lhes confira uma perceção de autenticidade. Ao longo do presente trabalho, avaliámos a viabilidade deste negócio, analisando o mercado neste setor, identificando as necessidades e desejos do consumidor e desenhando uma oferta para ir ao encontro desse perfil de consumo. Por fim, usámos os mais relevantes indicadores económicos e financeiros para auxiliar à tomada de decisão.por
dc.description.abstractTourism industry has a great economic importance in the World and particularly in Portugal. In counter-cycle with the national internal crisis, tourism demand in our country from foreign travelers will keep growing consistently throughout the next decade. Shopping and buying “souvenirs” to keep or to offer is a popular tourist activity. On the other hand, gastronomic tourism is gaining admirers and our country has diverse and genuine offer in this market.In this context our business idea arose: to offer a piece of the Portuguese culture and gastronomy to foreign tourists by marketing packs of food and beverage products and souvenirs and by creating a brand that represents the best Portuguese products. A brand that is a stamp of the Portuguese singularity; that can sign a vast collection of products, which assure that these products are credible and authentic. In the present work, we made an evaluation of this business viability, analyzing the market in this industry, recognizing the needs and desires of the consumers and drawing a marketing mix to meet this consumer profile. Finally, we have used the most relevant financial indicators to support the final decision.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTurismo -- Tourismpor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectGastronomia portuguesapor
dc.subjectSouvenirpor
dc.subjectPortuguese gastronomypor
dc.titlePlano de negócio: The cult of Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joana_marques_xavier.pdf
  Restricted Access
2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.