Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/607
acessibilidade
Title: A lógica do afecto: discussão em torno das linhas de força da gestão de recursos humanos nas empresas portuguesas em Moçambique
Authors: Gomes, Ana Célia Calapez
Orientador: Lopes, Albino Pedro Anjos
Issue Date: 27-Nov-2007
Citation: GOMES, Ana Célia Calapez - A lógica do afecto: discussão em torno das linhas de força da gestão de recursos humanos nas empresas portuguesas em Moçambique. Lisboa: ISCTE, 2007. Tese de doutoramento.
Abstract: A internacionalização das empresas portuguesas, concretamente sob a forma de Investimento Directo Português no Estrangeiro (IDPE) surge, e intensifica-se a partir da segunda metade da década de 90 do século XX, como um fenómeno tardio, titubeante e pouco sustentado. A uns quantos casos de grande dimensão, que se concentram fundamentalmente nos sectores financeiro e da construção, juntam-se miríades de tentativas individuais, mais ou menos baseadas no aventureirismo e na muito glosada “arte do desenrasca”. Comum a ambas as situações, ainda que em dimensão muito diversa, aparece a falta de preparação prévia, não tanto em termos técnicos, financeiros ou jurídicos, mas em termos humanos. O factor humano na internacionalização das empresas é largamente ignorado, ou no mínimo menosprezado, tanto no que diz respeito às contratações locais, como ao envio de quadros expatriados, de quem, na melhor das hipóteses, se espera competência técnica no campo da actividade que vão desenvolver.
URI: http://hdl.handle.net/10071/607
Thesis identifier: 101131100
Designation: Doutoramento em Gestão
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TEXTO_FINAL.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.