Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/607
Autoria: Gomes, Ana Célia Calapez
Orientação: Lopes, Albino Pedro Anjos
Data: 27-Nov-2007
Título próprio: A lógica do afecto: discussão em torno das linhas de força da gestão de recursos humanos nas empresas portuguesas em Moçambique
Referência bibliográfica: GOMES, Ana Célia Calapez - A lógica do afecto: discussão em torno das linhas de força da gestão de recursos humanos nas empresas portuguesas em Moçambique. Lisboa: ISCTE, 2007. Tese de doutoramento.
Resumo: A internacionalização das empresas portuguesas, concretamente sob a forma de Investimento Directo Português no Estrangeiro (IDPE) surge, e intensifica-se a partir da segunda metade da década de 90 do século XX, como um fenómeno tardio, titubeante e pouco sustentado. A uns quantos casos de grande dimensão, que se concentram fundamentalmente nos sectores financeiro e da construção, juntam-se miríades de tentativas individuais, mais ou menos baseadas no aventureirismo e na muito glosada “arte do desenrasca”. Comum a ambas as situações, ainda que em dimensão muito diversa, aparece a falta de preparação prévia, não tanto em termos técnicos, financeiros ou jurídicos, mas em termos humanos. O factor humano na internacionalização das empresas é largamente ignorado, ou no mínimo menosprezado, tanto no que diz respeito às contratações locais, como ao envio de quadros expatriados, de quem, na melhor das hipóteses, se espera competência técnica no campo da actividade que vão desenvolver.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TEXTO_FINAL.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.