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http://hdl.handle.net/10071/6058
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria de Lurdes Lima dos | - |
dc.contributor.advisor | Costa, António Firmino da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rui Telmo | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-29T19:39:28Z | - |
dc.date.available | 2013-11-29T19:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2012-10 | por |
dc.identifier.citation | GOMES, Rui Telmo - Fazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritual [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6058>. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-732-348-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/6058 | - |
dc.description.abstract | A estreita relação entre música popular e culturas juvenis é objeto de uma longa tradição de pesquisa. A prática musical juvenil underground é uma sua demonstração particularmente enérgica. Para lá de uma certa imagem espetacular e marginal, o underground é uma esfera social marcada simultaneamente pela densificação relacional e transitoriedade dos percursos musicais. Procuro neste estudo analisar a construção social do underground, através da elaboração dos seguintes planos teóricos: (i) socialização musical desde a formação do gosto em família e entre amigos até à aprendizagem autodidata; (ii) modos de organização do trabalho de auto-produção musical e formação de circuitos subterrâneos; (iii) dimensão fenomenológica, temporal e simbólica do processo ritual focado no concerto. Concluo que a experiência underground é não tanto um rito de passagem mas sobretudo um rito de procrastinação – um expediente proactivo de adiar simbolicamente a entrada na vida adulta e de preservar a prática criativa como parte central do quotidiano. | por |
dc.description.abstract | The close relationship between popular music and youth cultures has a long research tradition. Underground music making is arguably one of the liveliest demonstrations of such relationship. Apart from its spectacular and marginal image, the underground is a social sphere simultaneously defined by dense social relations and transient musical pathways. My aim is to study underground’s social construction, for which purpose I elaborate on three main theoretical issues: (i) musical socialization from early acquired taste among family and friends to later self-taught playing; (ii) self-production methods and do-ityourself networks configuration; (iii) phenomenological, temporal and symbolic dimensions of the gig ritual process. Underground experience is to be seen not so much as a rite of passage, I conclude, but in fact as a procrastination rite – a proactive ploy for symbolically delaying adulthood and preserving creative practice as a significant everyday feature. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Práticas culturais | por |
dc.subject | Culturas juvenis | por |
dc.subject | Estetização do quotidiano | por |
dc.subject | Música popular | por |
dc.subject | Ritual | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Underground | por |
dc.subject | Cultural participation | por |
dc.subject | Youth cultures | por |
dc.subject | Everyday aesthetics | por |
dc.subject | Popular music | por |
dc.title | Fazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritual | por |
dc.title.alternative | Underground music making: everyday aesthetics, youth cultures and ritual | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.identifier.tid | 101219423 | - |
thesis.degree.name | Doutoramento em Sociologia | - |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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