Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6058
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Maria de Lurdes Lima dos-
dc.contributor.advisorCosta, António Firmino da-
dc.contributor.authorGomes, Rui Telmo-
dc.date.accessioned2013-11-29T19:39:28Z-
dc.date.available2013-11-29T19:39:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationGOMES, Rui Telmo - Fazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritual [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6058>.por
dc.identifier.isbn978-989-732-348-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6058-
dc.description.abstractA estreita relação entre música popular e culturas juvenis é objeto de uma longa tradição de pesquisa. A prática musical juvenil underground é uma sua demonstração particularmente enérgica. Para lá de uma certa imagem espetacular e marginal, o underground é uma esfera social marcada simultaneamente pela densificação relacional e transitoriedade dos percursos musicais. Procuro neste estudo analisar a construção social do underground, através da elaboração dos seguintes planos teóricos: (i) socialização musical desde a formação do gosto em família e entre amigos até à aprendizagem autodidata; (ii) modos de organização do trabalho de auto-produção musical e formação de circuitos subterrâneos; (iii) dimensão fenomenológica, temporal e simbólica do processo ritual focado no concerto. Concluo que a experiência underground é não tanto um rito de passagem mas sobretudo um rito de procrastinação – um expediente proactivo de adiar simbolicamente a entrada na vida adulta e de preservar a prática criativa como parte central do quotidiano.por
dc.description.abstractThe close relationship between popular music and youth cultures has a long research tradition. Underground music making is arguably one of the liveliest demonstrations of such relationship. Apart from its spectacular and marginal image, the underground is a social sphere simultaneously defined by dense social relations and transient musical pathways. My aim is to study underground’s social construction, for which purpose I elaborate on three main theoretical issues: (i) musical socialization from early acquired taste among family and friends to later self-taught playing; (ii) self-production methods and do-ityourself networks configuration; (iii) phenomenological, temporal and symbolic dimensions of the gig ritual process. Underground experience is to be seen not so much as a rite of passage, I conclude, but in fact as a procrastination rite – a proactive ploy for symbolically delaying adulthood and preserving creative practice as a significant everyday feature.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas culturaispor
dc.subjectCulturas juvenispor
dc.subjectEstetização do quotidianopor
dc.subjectMúsica popularpor
dc.subjectRitualpor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectUndergroundpor
dc.subjectCultural participationpor
dc.subjectYouth culturespor
dc.subjectEveryday aestheticspor
dc.subjectPopular musicpor
dc.titleFazer música Underground: estetização do quotidiano, circuitos juvenis e ritualpor
dc.title.alternativeUnderground music making: everyday aesthetics, youth cultures and ritualpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101219423-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutoramento_RuiTelmoGomes_repositorio.pdf991,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.