Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6027
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Carlos Manuel Vicente-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:45:39Z-
dc.date.available2013-11-26T14:45:39Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-97836-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6027-
dc.description.abstractO papel do ensino da Geografia no exercício da cidadania e na resolução dos problemas ambientais e urbanos da cidade de Nampula parece-nos cada vez mais essencial. Por outro lado, o exercício da cidadania deve preocupar cada vez mais os geógrafos e os professores de Geografia de Moçambique ou de qualquer outro país. O exercício da cidadania é uma trave mestra de uma sociedade responsável e interveniente e os geógrafos valorizam a dimensão cidadã do território; a Geografia enquanto disciplina científica ministrada no ensino secundário (G1 e G2) possui a responsabilidade de formar cidadãos mais participativos, menos apáticos e mais competentes para se pronunciarem de uma forma responsável sobre os territórios e os processos de desenvolvimento local.por
dc.description.abstractThe role of geography teaching in practising citizenship and solving environmental and urban problems in Nampula seems to be more and more essential. On the other hand, citizenship has to be an important concern for geographers and geography teachers in Mozambique or any other country. The practice of citizenship is the main role of a responsible, involved society and geographers value the citizen dimension of the country. Geography as a scientific secondary-school subject (G1 and G2) has the responsibility of teaching more participative, less apathetic and more capable citizens to express themselves responsibly about territories and local development processes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEnsino da geografiapor
dc.subjectSociedade civilpor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectNampulapor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectGeographypor
dc.subjectGeography teachingpor
dc.subjectCivil society and territorypor
dc.subjectCitizenshippor
dc.titleO Papel do Ensino da Geografia no Exercício da Cidadania e na Resolução dos Problemas Ambientais e Urbanos da Cidade de Nampulapor
dc.title.alternativeThe role of teaching geography in the exercise of citizenship and solution of environmental and urban problems in Nampula Citypor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage144por
degois.publication.lastPage166por
degois.publication.locationÓbidospor
degois.publication.titleII Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas)por
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martins_COOPEDU.pdf904,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.