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http://hdl.handle.net/10071/6022
Autoria: | Faria, Margarida Lima de |
Data: | Set-2013 |
Título próprio: | Investimento em Capital Escolar e Processos Históricos de Mudança Social: Três gerações de estudantes angolanos em Portugal |
ISBN: | 978-989-97836-5-2 |
Palavras-chave: | Ensino superior Mudança social Família Higher education Social change Family |
Resumo: | A evolução das gerações de estudantes angolanos a estudar em Portugal
vem acompanhando a sucessão das mudanças sociais que caracterizam
a história recente de Angola. O pesado legado deixado pelo colonialismo,
no que toca a formação escolar das populações não-brancas,
condicionou o acesso dessas populações ao ensino superior tendo sido
necessário, no período que sucede a independência, empenhar todos
os esforços na formação de quadros e, em simultâneo, na formação de
formadores. Assim, muitos dos estudantes que ingressaram no ensino
superior foram resgatados dos mais variados contextos sociais, sendo
que a maioria provém de famílias com fraquíssima ligação à Escola.
Contudo, existiam, à época, algumas famílias já escolarizadas acima da
média, que mais não fizeram do que reproduzir essa situação, passando-
a às novas gerações. Na presente comunicação comparar-se-ão esses
“herdeiros” com os “novos estudantes” e o modo como construíram as
suas trajetórias escolares, e como as foram articulando com os diferentes
contextos de mudança da própria sociedade angolana. The evolution in generations of Angolan students studying in Portugal has accompanied the succession of social changes in Angola’s recent history. The heavy legacy le$ by colonialism in terms of the education of non-white populations conditioned their access to higher education. It was therefore necessary to put all efforts into staff and trainer training in the period a$er independence. Many students entering higher education were rescued from the most varied social contexts and the majority came from families with very weak connections to schooling. However, at that time there were some families with above-average education that did no more than reproduce their situation by passing it down to future generations. In this paper, I compare these “heirs” to the “new students” and how they built their school trajectories, and how these trajectories were intertwined with the different contexts of change in Angolan society itself. |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
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