Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6020
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosa-
dc.contributor.authorPoças, Sara-
dc.contributor.authorSantos, Júlio Gonçalves dos-
dc.contributor.authorSilva, Rui da-
dc.contributor.authorMendes, Carolina-
dc.date.accessioned2013-11-26T12:27:48Z-
dc.date.available2013-11-26T12:27:48Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-97836-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6020-
dc.description.abstractO presente artigo visa problematizar conceitos de cooperação e de assistência técnica de proximidade, partindo da literatura sobre educação, cooperação e desenvolvimento, assim como definir assistência técnica de proximidade a um projeto de cooperação para o desenvolvimento. Para tal, parte-se de uma reflexão assente na experiência e nos conhecimentos adquiridos pelo Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED), no apoio a projetos de cooperação em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Esta experiência engloba cinco pressupostos teóricos, que incluem a valorização cultural, o estabelecimento de proximidade entre atores, a promoção da qualidade e da inovação, a problematização do contributo da educação no desenvolvimento e na redução da pobreza, tal como a reflexão crítica e sustentada, que alie o conhecimento da prática à construção teórica.por
dc.description.abstractThis paper examines the concepts of cooperation and technical proximity support based on the literature on education, cooperation and development and defines technical proximity support in development aid projects. This reflection is grounded on the experience of the Education and Development Studies Office (GEED) acquired in assisting aid projects in Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau and East Timor. This experience entails five theoretical assumptions, which include valuing culture and difference, constant, creative dialogue between actors, insiders and outsiders, quality and innovation in the field of education 13 aid, examining the relationship between education and poverty reduction and sustained, critical thinking so that theoretical knowledge can be associated with practice.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectAssistência técnicapor
dc.subjectProximidadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectParceriaspor
dc.subjectCooperationpor
dc.subjectTechnical supportpor
dc.subjectProximitypor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectProjectspor
dc.subjectPartnershipspor
dc.titleOlhares Cruzados: Percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperaçãopor
dc.title.alternativeCrossed looks: Pathways for a model to support cooperation projectspor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage12por
degois.publication.lastPage23por
degois.publication.locationÓbidospor
degois.publication.titleII Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas)por
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva_Poças_COOPEDU.pdf747,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.