Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5994
Autoria: Santos, Tiago
Orientação: Costa, Carlos
Aparício, Manuela
Data: 2012
Título próprio: Metaversia: A MOOC model for higher education
Referência bibliográfica: Santos, T. (2012). Metaversia: A MOOC model for higher education [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5994
Palavras-chave: E-learning
Open education resources
Open course ware
Massive open online courses
Aprendizagem online
Resumo: Globalization and economic interdependency of a post-modern society point toward an internationalization mission for the university. However, on a global scale, social, economic, and cultural circumstances have significant effects upon an individual’s ability to show the merit required in higher education. The growing open access movement reveals the early emergence of a meta-university that bring cost-efficiencies to institutions through the shared development of educational materials, which is particularly important to the developing world. But despite the huge success in the dissemination and democratization of knowledge provided by the open access movement, it has attached a severe financial downside, and configures a hamper in educational innovation due to its failure in harnessing Web 2.0 collaborative technologies. In order to find a model that better suits the needs of collaborative teaching and learning in a networked information economy, two approaches are followed in this dissertation. The first consists in the analysis and comparison of the open education ecosystem. On the other approach, based on the previous results, we propose a MOOC model, Metaversia, for a collaborative network that harness the capital exchange potential, and knowledge-building opportunities that rests on the connections between people, enabling citizen's full participation in the actual networked information economy.
A globalização e interdependência económica de uma sociedade pós-moderna impelem a universidade para uma missão de internacionalização. Mas à escala global, circunstâncias sociais, económicas e culturais têm implicações significativas sobre a capacidade dos indivíduos em mostrar o mérito exigido no ensino superior. O movimento de acesso livre revela o surgimento precoce de uma meta universidade que traz mais valias do ponto de vista financeiro para as universidades através do desenvolvimento partilhado de materiais educativos. Mas, apesar do enorme sucesso na disseminação e democratização do conhecimento proporcionado pelo movimento de acesso livre, este possui severas desvantagens financeiras e configura um grande passo atrás na inovação pedagógica devido a sua falha no devido aproveitamento das tecnologias colaborativas da Web 2.0. A fim de encontrar um modelo que melhor se adeque às necessidades de ensino e aprendizagem colaborativa numa economia da informação em rede, duas abordagens são seguidas nesta tese. A primeira consiste na análise e comparação do ecossistema educação aberta. Na outra abordagem, com base nos resultados anteriores, propomos um modelo para um MOOC, Metaversia, para uma rede de colaboração que aproveita o potencial de troca de capital, e de construção de conhecimento que existe no relacionamento interpessoal, permitindo uma plena participação dos cidadãos numa economia da informação em rede.
Designação do grau: Mestrado em Software de Código Aberto
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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