Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5948
Autoria: Baldé, Saico
Data: Set-2013
Título próprio: A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e da cultura islâmica na Guiné-Bissau
ISBN: 978-989-97836-5-2
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Mesquita Central
Complexo Escolar “Attadamun”
Sistema educativo
Central Mosque
Attadamun School Complex
Education system
Resumo: A ideia de integração do ensino de língua árabe e da cultura islâmica para a comunidade guineense que professa religião muçulmana é, no caso da Guiné-Bissau, quase tão antiga quanto a própria luta de libertação nacional. Todavia, muita embora o Comité de Estudantes do PAIGC em Língua Árabe tenha sido fundado em 1969 num encontro em Dakar presidido por Amílcar Cabral, que durante a sua longa intervenção lançou a ideia “da possibilidade de o ensino do Árabe ser introduzido nas escolas oficiais depois da independência do país”, destacando a necessidade de construir “escolas e institutos islâmicos na Guiné-Bissau independente e do tratamento igual que o Islão terá em pé de igualdade com as restantes religiões” praticadas na Guiné-Bissau, só em 30 de agosto de 1989 foi assinado o contrato de construção da Mesquita Central Nacional, que integra um Complexo Escolar, orçado inicialmente em 1,11 milhão de dólares. Baseada num estudo de caso – o surgimento da ideia e construção da Mesquita Central Nacional e do Complexo Escolar “Attadamun”, bem como o modelo de funcionamento, aliado à nossa própria experiência de ter passado por este sistema de ensino –, esta comunicação pretende, por um lado, demonstrar a crescente importância das escolas corânicas e a dimensão sociocultural, e por outro, como a mudança de mentalidade e forma de gestão destas escolas pode facilitar a integração deste tipo de ensino no sistema educativo nacional.
The idea of integrating the teaching of Arabic and Islamic culture in the Muslim members of the Guinean community is almost as old as the national liberation struggle. The PAIGC Student Committee in Arabic was founded in Dakar in 1969 at a meeting chaired by Amílcar Cabral. In his long speech, he addressed “the possibility of the teaching of Arabic being introduced in state schools a(er independence” and highlighted the need to build “schools and Islamic institutions in independent Guinea-Bissau and equal treatment that Islam will have, on an equal footing with other religions”. It was, however, only in August 30 1989 that the contract was signed for construction of the national Central Mosque which includes a high school campus and was initially budgeted at $1.11 million. 111 This paper is based on a case study – the emergence of the idea and construction of the National Central Mosque and Attadamun School Complex and their operating model, combined with our own experience of having gone through this school system. On the one hand, it aims to demonstrate the growing importance of Koranic schools and their socio-cultural dimension and on the other how a change of mentality and way of managing these schools can facilitate the inclusion of this type of education in the national system.
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Balde_COOPEDU.pdf543,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.