Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5920
acessibilidade
Title: O público de imprensa na era digital: hábitos de consumo e necessidades quanto aos produtos de imprensa
Authors: Fernandes, Filipe Lopes
Orientador: Alturas, Bráulio
Keywords: Imprensa
Imprensa online
Media
Jornalismo electrónico
Comunicação social
Press
Online press
Media
Electronic journalism
Social communication
Issue Date: 2012
Citation: FERNANDES, Filipe Lopes - O público de imprensa na era digital: hábitos de consumo e necessidades quanto aos produtos de imprensa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-iul, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5920>.
Abstract: Desde que a Internet se assumiu como um meio preferencial para a transmissão de informação, que a imprensa se tentou adaptar e delinear um meio de divulgação dos seus conteúdos editoriais no mundo online. Mas o desenvolvimento das tecnologias da informação, causa e efeito da Internet, levou a uma série de transformações a nível da sociedade, e na forma como a informação é consumida, que conduziu ao paradigma da Sociedade em Rede. O desafio da imprensa tem sido como manter a sua predominância como órgão de comunicação, perante um público com novas aptidões, acesso a novas tecnologias e sobretudo a um leque mais vasto e dinâmico de fontes de comunicação alternativas. Este estudo baseia-se no princípio de que a solução para uma estratégia sustentável e atraente para a imprensa, parte da compreensão do modo como o seu público vê os produtos disponibilizados pelos periódicos, das suas necessidades quanto a consumo de informação, bem como da familiaridade que este tem com as tecnologias da informação e do conhecimento. Com recurso a um inquérito por questionário online a 330 indivíduos, foram recolhidas informações acerca dos seus hábitos de leitura de jornais e revistas, consumo de produtos de imprensa e aptidões tecnológicas.
From the moment Internet came upon as a privileged mean for information transmission, that the press tried to adapt and design a way to broadcast its editorial content on the online world. However, information technology’s development, cause and effect of the Internet, leaded to a series of transformations from the society, and the way information its consumed, which conducted to the Net Society paradigm. The press challenge has been how to maintain its predominance as a communication media, before a public with new aptitudes, access to new technologies and, above all, to a wider and more dynamic range of alternative communication sources. This study is based on the principle that the solution for a sustainable and attractive strategy for the press, starts with the comprehension of the way its public perceives the products made available by the publishers, of its needs as for the information consumption, as well as of the familiarity it has with the information technologies. Resorting to a online questionnaire inquiry to 330 individuals, we gathered information about their newspaper and magazine reading habits, their consumption of press products and technological aptitudes.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5920
Designation: Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
OPublicoDeImprensaNaEra_Digital.pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.