Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5903
acessibilidade
Title: Política monetária do BCEAO e a inflação e o crescimento económico na zona UEMOA: os casos de Senegal e Costa de Marfim
Authors: Lima, Hipólito João
Orientador: Leão, Emanuel Reis
Keywords: Política monetária
Inflação
PIB - Produto interno bruto
Banco Central dos Estados da África Ocidental
UEMOA - União Econômica e Monetária do Oeste Africano
Monetary policy
Inflation
Issue Date: 2012
Citation: LIMA, Hipólito João -Política monetária do BCEAO e a inflação e o crescimento económico na zona UEMOA: os casos de Senegal e Costa de Marfim [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5903>.
Abstract: O presente estudo tinha por objectivo prévio de identificar a relação existente entre a taxa de juro diretora do BCEAO e as taxas de inflação e de crescimento do PIB nos países da UEMOA, nos casos do Senegal e da Costa do Marfim. Foram recolhidos dados de séries temporais pertencentes à taxa diretora do BCEAO e às taxas de inflação e de crescimento do PIB, durante o período 1973-2010. O número de anos observados (37) é superior ao número mínimo de observações necessárias (30) para a realização de simulação econométrica. A metodologia utilizada é o modelo VAR, modelo geralmente utilizado para especificar a relação existente entre duas ou mais variáveis. Não obstante a sua utilização para modelizar a relação entre as variáveis, esse modelo foi utilizado no presente estudo com vista a obter os resíduos da relação entre a taxa diretora do BCEAO e as taxas de inflação e de crescimento do PIB do Senegal e da Costa do Marfim. Esses resíduos foram submetidos aos testes de auto correlação e de normalidade, com intuito de verificar se a relação entre as variáveis de estudo não se trata de uma pura eventualidade, isto é de uma relação espúria. Com a ajuda dos testes de casualidade a Granger, de função de resposta aos impulsos e de decomposição das variâncias, pode-se dizer que a política monetária do BCEAO, sob forma de subidas e descidas da taxa de juro diretora tem um fraco impacto no mesmo sentido sobre as taxas de inflação do Senegal e da Costa do Marfim, e não tem impacto sobre as taxas de crescimento do PIB nos dois países.
This study aims to identify the relationship between the interest rate of CBWAS, inflation and GDP growth rates in the WAEMU countries. It uses Senegal and Ivory Coast as case studies. We collected data series concerning the interest rate of CBWAS, inflation and GDP growth rates during the period 1973-2010. The number of years of observation (37) is higher than the minimum number of observations necessary (30) to carry out econometric simulation. The methodology used is the VAR model, generally used to specify the relationship between two or more variables. Despite its use to model the relationship between the variables, the model was used in this study to obtain the residues of the relationship between the interest rate of CBWAS and inflation and GDP growth rates in Senegal and Ivory Coast. These residues were tested for autocorrelation and normality, in order to verify if the relationship between the studies variables were not a pure event or a spurious relationship. By applying Granger causality tests - impulse response function and variance decomposition, it can be said that the monetary policy of the CBWAS, represented by increase and decrease of the interest rate has a low impact in the same direction on the inflation rates in the economics of Senegal and Ivory Coast, and has no impact on growth rates of GDP in both countries.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5903
Designation: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
tese final.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.