Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5738
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Sara-
dc.contributor.authorDias, Maria Teresa Henriques de Brito-
dc.date.accessioned2013-10-04T16:20:48Z-
dc.date.available2013-10-04T16:20:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-09por
dc.identifier.citationDias, M. T. H. B. (2012). O impacto da mudança organizacional na comunicação interna: estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5738pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5738-
dc.description.abstractA comunicação interna é essencial numa organização e um factor-chave quando ela passa por uma mudança organizacional, pois pode facilitar o envolvimento e a cooperação dos trabalhadores, reduzindo assim a resistência à mudança. O estudo de caso aqui apresentado tem como objectivo analisar e avaliar as características e diferenças verificadas ao longo do tempo na comunicação interna de uma empresa que foi adquirida por um Grupo internacional e culminou numa fusão com a filial desse Grupo. Esta mudança não planeada, de grande dimensão, teve como principal consequência a redução de efectivos, ou processo de downsizing, de 61% dos trabalhadores. Foi efectuado um estudo de caso com dois momentos temporais de recolha de dados, antes e depois da mudança organizacional, utilizando-se, como metodologia, a observação directa, a recolha documental e a realização de entrevistas nos dois momentos. Os resultados verificados confirmaram a significativa deterioração sofrida pelo ambiente de comunicação interna após a mudança organizacional e a inexistência de preocupação, por parte da organização, com a comunicação interna durante e após a mudança organizacional. As melhorias referidas pelos entrevistados atribuíram à empresa a responsabilidade pela sua implementação, concretizando-se na realização de reuniões e na criação de um plano de comunicação. Actualmente, as organizações, tal como os indivíduos, são pressionadas por mudanças constantes e imprevisíveis. Para poderem enfrentar com êxito todas estas transformações, as empresas deverão poder contar com a participação, apoio e aceitação das pessoas que nela trabalham. Esta participação depende em grande medida das características da comunicação interna existentes na organização, bem como do ajustamento das mesmas ao contexto organizacional e ao tipo de mudança em curso, o que implica o desenvolvimento de planos adequados de comunicação para a mudança.por
dc.description.abstractInternal communication is essential in an organization and becomes a key factor when it goes through an organizational change, because it can facilitate the involvement and the cooperation of workers, thus reducing the resistance to change. The case study here presented aims to analyze and evaluate the features and differences checked over time in internal communication of a company that was acquired by an international Group and culminated in a merger with a subsidiary of the Group. This unplanned and great dimension change had, as main consequence, the effectives’ reduction, or the downsizing process, of 61% of workers. A case study was carried out through data collection in two different moments in time, before and after the organizational change, using as methodology the direct observation, the paperwork collection and the accomplishment of interviews conducting in both moments. The obtained results confirmed the significant deterioration suffered by the internal communication environment after the organizational change and the lack of concern on the part of the organization, with internal communication during and after the organizational change. The improvement referred by the interviewees gave to the company the responsibility for its implementation through meetings and the creation of a communication plan. Currently, organizations such as individuals, are pressured by constant and unpredictable changes. In order to deal with all these transformations with success, the organizations should be able to count on the participation, support and acceptance of people who work in them. This participation depends, in great measure, on the existing internal communication characteristics of the organization, as well as its adjustment to the organizational context and the type of change in course, which implies the development of adequate communication plans for change.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectDownsizingpor
dc.subjectProcesso justopor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectOrganizational changepor
dc.subjectFair processpor
dc.titleO impacto da mudança organizacional na comunicação interna: estudo de casopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Comportamento Organizacional-
dc.subject.apa3600-
dc.subject.apa13600 Organizational psychology and human resources-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_henriques_dias.pdf
  Restricted Access
2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.