Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5477
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia Durães-
dc.contributor.authorSousa, Cláudia Marisa de Oliveira e-
dc.date.accessioned2013-08-22T15:55:58Z-
dc.date.available2013-08-22T15:55:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationSousa, C. M. de O. e. (2012). Universidade e aprendizagem ao longo da vida: Efeitos da licenciatura em indivíduos com prévia experiência profissional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5477pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5477-
dc.description.abstractA presente investigação procurou contribuir para o avanço do conhecimento sobre uma temática pouco estudada até ao momento, a saber, os efeitos do diploma de Licenciatura na vida dos indivíduos que ingressaram no Ensino Superior, com mais de 23 anos, já tendo prévia experiência profissional. A partir da articulação de referências teóricas no âmbito da sociedade do conhecimento, aprendizagem ao longo da vida, novos públicos no Ensino Superiore mercado laboral, este estudo pretendeu conhecer a trajetória destes indivíduos após a conclusão da Licenciatura. A análise incidiu na identificação de efeitos pessoais e profissionais eda relação entre os mesmos, e ainda no conhecimento das principais perceções associadas àsmudanças ocorridas e da relação entre formação académica e desempenho profissional. Salienta-se que, neste trabalho, a abordagem das repercussões da qualificação académica foi entendida como sendo indissociável do percurso de vida que estes indivíduos vivenciaram até à decisão de ingressaremna Universidade. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de investigação qualitativa, no âmbito da qual se procurou recolher informação, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, que permitissem extrair e intersetar não só factos e acontecimentos, mas também esferas simbólicas que evidenciassem realidades múltiplas sobre o fenómenosocial em estudo. Os entrevistados foram selecionados a partir do método de bola de neve. Participaram no estudo 21 indivíduos cujos relatos foram analisados por referência aos principais eixos temáticos abordados durante as entrevistas e com enfoque nos objetivos subjacentes à investigação. A análise global dos resultados obtidos permitiu concluir que a qualificação académica proporciona a ocorrência de transformações positivas em diferentes domínios da vida dos entrevistados, inclusive em dimensões socialmente pouco visíveis. Verificaram-se também alterações importantes na situação profissional de alguns entrevistados.por
dc.description.abstractThis research aim to improve the knowledge about a thematic little studied so far, particularly the effects of the degree in the lives of individuals who joined in higher education, with more than 23 years old, already with prior professional experience. Articulating theoretical references about knowledge society, lifelong learning, new audiencesin higher education and the labour market, this study aimed to know the trajectory of such individuals after concluding Bachelor degree. The analysis focused on the identification of personal and professional effects, and the relationship between them; and also on the knowledge of the main perceptions associated to the changes and the relationship between academic and professional performance. It is noteworthy that, in this work, the approach of the impacts of the academic qualification was considered as inseparable from the life that these individuals have experienced, until deciding to join the University. The followed methodology was based on a qualitative research strategy, under which it aimed essentially to collect information through semi-structured in depth interviews, that allowed to extract and to detect, not only facts and events, but also symbolic spheres that show multiple realities about the social phenomenon under study. Interviewees were selected under the method snowball. 21 individuals participated in the study, whose reports were revised according to the main themes discussed during the interviews, focusing on the objectives underlying the research. The overall analysis of the results allowed concluding that the academic qualification provided positive transformations in different areas of these individuals’ life, including social dimensions, barely visible. There were also verified significant changes in the employment status of some of the interviewees.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociedade do conhecimento -- Knowledge societypor
dc.subjectTrajetóriaspor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learningpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectQualificação profissional -- Professional qualificationpor
dc.subjectEfeitospor
dc.subjectTrajectoriespor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectEffectspor
dc.titleUniversidade e aprendizagem ao longo da vida: Efeitos da licenciatura em indivíduos com prévia experiência profissionalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_claudia_oliveira_sousa.pdf789,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.