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dc.contributor.advisorPrada, Marília-
dc.contributor.advisorRodrigues, David-
dc.contributor.authorToco, Virgínia Débora-
dc.date.accessioned2013-08-21T16:56:18Z-
dc.date.available2013-08-21T16:56:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationToco, V. D. (2012). Comportamento do consumidor: Diferenças individuais na procura de variedade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5664pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5464-
dc.description.abstractA procura de variedade reflecte-se na tendência do consumidor em procurar diversidade nas suas escolhas de bens e/ou serviços. Existem diversos instrumentos encontrados na literatura, que acedem à tendência de procura de variedade, contudo, muitos fazem-no de forma indirecta ou são restritos a domínios muito específicos (e.g., alimentação). O nosso estudo tem como principal objectivo, a validação em português de instrumentos que permitam aceder às diferenças individuais na tendência de procura de variedade, de uma forma mais abrangente. Neste sentido, seleccionámos dois instrumentos encontrados na literatura, a Escala de Tendências de Comportamento Exploratório de Compra – EBBT, de Baumgartner e Steenkamp e a Escala de Avaliação de Tendências de Procura de Variedade – EVST, de Schussler e Axhausen. Para tal, colaboraram nesta investigação, 537 participantes (64,8% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos (M=32,41, D.P.=12,42). O nosso estudo evidencia que ambas as escalas medem a tendência de procura de variedade, uma vez que ambas as escalas indicam bons índices de consistência interna e apresentam boas medidas de adequação da amostragem. Da sua combinação resulta um novo instrumento, definido como Escala de Tendência de Procura de Variedade, constituído por 23 itens e duas sub-escalas: Desejo de Variar e Resistência à Variedade. Os resultados obtidos sugerem que a escala mede o constructo pretendido. Procurámos também explorar a possibilidade da tendência de procura de variedade ser mais prevalente em determinadas categorias de produto. De facto, verifica-se que os participantes procuram mais variedade na categoria Alimentação e menos variedade na categoria Produtos de higiene pessoal e beleza.por
dc.description.abstractThe demand for variety is reflected in the tendency of consumers to seek diversity in their choices of goods and / or services. There are several tools available in the literature, accessing the variety-seeking tendency, however, many do so indirectly or are restricted to very specific domains (e.g., food). Our study has as main objective the validation of Portuguese instruments giving access to individual differences in the tendency to look for variety, a more comprehensive way. In this sense, we have selected two instruments found in the literature, Exploratory Buying Behavior Tendencies Scale - EBBT, from Baumgartner and Steenkamp and Evaluating the Variety Seeking Tendency Scale - EVST, from Schussler and Axhausen. A total of 537 subjects (64.8% males), aged between 17 and 59 years (M = 32.41, SD = 12.42) participated in this study. Our study shows that both scales measure the variety seeking tendency, since both scales indicate good internal consistency and have good suitability measures sampling. Their combination results in a new instrument, defined as Variety Seeking Tendency Scale, consisting of 23 items and two subscales: Desire to Vary and Variety Resistance. The results suggest that the scale measures the intended construct. We have also sought to explore the possibility of variety seeking tendency is more prevalent in certain product categories. In fact, it appears that participants are looking for more variety in the Food category and less variety in the Toiletries and beauty category.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTendência de procura de variedadepor
dc.subjectComportamento exploratóriopor
dc.subjectCategorias de produtos e validação de escalaspor
dc.subjectVariety seeking tendencypor
dc.subjectExploratory behaviorpor
dc.subjectProduct categorypor
dc.subjectInstruments measurepor
dc.titleComportamento do consumidor: Diferenças individuais na procura de variedadepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
dc.subject.apa3900-
dc.subject.apa3920-
dc.subject.apa2200-
dc.subject.apa2222-
dc.subject.apa13900 Consumer psychology-
dc.subject.apa12200 Psychometrics, statistics and methodology-
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