Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5433
Autoria: Mamede, Miguel Garcia
Orientação: Curto, José Dias
Data: 2012
Título próprio: Previsão de vendas na distribuição de produtos perecíveis
Referência bibliográfica: MAMEDE, Miguel Garcia - Previsão de vendas na distribuição de produtos perecíveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5433>.
Palavras-chave: Previsões
Vendas
Perecíveis
Comercial
Forecasting
Sales
Perishable
Comercial
Resumo: Nas últimas décadas, assistiu-se à especialização e à ampliação da oferta de produtos na distribuição nacional associado a um aumento da competitividade. Os operadores da mesma têm vindo a reposicionar, melhorar e dinamizar as suas estratégias no sentido de conquistar maior volume de negócios e rendibilidade. Actualmente, a necessidade de existir na organização uma infra-estrutura adequada para recolher, armazenar, processar, representar e distribuir informação, faz com que os sistemas de informação assumam um papel fulcral na distribuição e tomadas de decisão. Estes permitem também obter maior conhecimento acerca do cliente e direccionar uma proposta de valor de acordo com os seus interesses. As bases de dados com informação do cliente, as ferramentas de apoio à gestão de gama, de pricing e de forecasting, têm sido os sistemas mais procurados pelos retalhistas. Este projecto visa optimizar os processos de planeamento e gestão comercial na área dos perecíveis, dando resposta a uma necessidade revelada por um dos retalhistas a operar no mercado nacional. Deste modo, a ferramenta desenvolvida visa apoiar a gestão comercial na previsão de vendas e planeamento dos eventos promocionais. Torna-se assim, imperativo compreender quais as grandes variáveis que influenciam a procura de produtos perecíveis, bem como definir os modelos econométricos mais assertivos.
Recent decades have seen the specialization and expansion of product offering in national distribution, associated to an increased competitiveness. These operators have been repositioning, improving and dynamizing their strategies, to achieve higher turnover and profitability. Currently, there is a need for an adequate infrastructure in the organization, to collect, store, process, represent and distribute information, making information systems to assume a central role in the distribution and decision making. They also allow to obtain more knowledge about the client and a target value proposition according to their interests. The databases containing customer information, tools to support the management of the range and pricing and forecasting, have been the most sought systems by retailers. This project aims to optimize the processes of planning and business management in the area of perishables, responding to a need revealed by one of the retailers operating in the national market. Thus, the developed tool, aims to support business management in sales, forecasting and planning of promotional events. Therefore, it is imperative, to understand which are the major variables that influence the demand for perishable products, as well as defining the more assertive econometric forecasting models.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PREVISÃO DE VENDAS NA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PERECÍVEIS_MIGUEL MAMEDE_MESTRADO_ISCTE.pdf
  Restricted Access
1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.