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dc.contributor.advisorGarrido, Margarida-
dc.contributor.authorLopes, Celia Wubben-
dc.date.accessioned2013-07-18T16:48:51Z-
dc.date.available2013-07-18T16:48:51Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-06por
dc.identifier.citationLopes, C. W. (2009). A influência da activação semântica do odor na percepção e julgamento social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5331pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5331-
dc.description.abstractSustentado na abordagem da Cognição Social Situada para a compreensão dos processos de formação de impressões e julgamento social, o presente trabalho explora o efeito de uma variável contextual – odor – nestes fenómenos. Mais concretamente, analisamos em que medida a manipulação indirecta (i.e., semântica) do odor afecta diferentes julgamentos. Com base em argumentos de ordem química, anatómica e teórica, partimos da hipótese nula de que o odor não se encontraria ancorado na linguagem, pelo que a sua activação semântica não teria efeito na avaliação de alvos abstractos e sociais, nem se generalizaria a julgamentos acerca do experimentador nem do contexto experimental. Para testar esta ideia, conduzimos um estudo experimental, em que participantes primados semanticamente com um odor agradável (“perfumar”) ou desagradável (“empestar”) efectuaram um conjunto de julgamentos. Os resultados apoiam a hipótese proposta, não se tendo verificado um efeito significativo da manipulação do odor nas medidas dependentes utilizadas. Adicionalmente, aos argumentos de natureza química, anatómica e teórica que sustentam a hipótese nula acrescentamos uma argumento de natureza estatística. Assim, e de forma a consolidar a ausência de resultados significativos, realizámos uma power analysis, que comprovou a existência de um efeito negligente da manipulação do odor nas respectivas medidas. Conclui-se, por isso, que o odor, com uma natureza sensorial distinta das restantes modalidades sensorias (e.g. visão), parece não se encontrar ancorado na linguagem, nomeadamente, para situações de julgamento social.por
dc.description.abstractBased on a Socially Situated Cognition approach to understand the processes that underlie impression formation and social judgment, this work aims to explore the effect of a contextual variable – odor – on these phenomena. More specifically, we analyzed in which way an indirect manipulation of odor (i.e., conceptually primed), effected different kinds of judgments. Supported on chemical, anatomical and theoretical arguments, a null hypothesis was proposed suggesting that odor is not semantically anchored in language. Therefore, its semantic activation would not have effects on the evaluation of abstract and social targets, neither would generalize to the experimenter and the experimental environment. To test this idea, we conducted an experiment in which participants were semantically primed with a pleasant odor (“to perfume”) or an unpleasant odor (“to stink”) and, subsequently, were asked to complete a series of judgments. The obtained results support our hypothesis, as we didn’t observe any significant effect of the odor manipulation on the dependent measures. Moreover, to the chemical, anatomic and theoretical arguments that support the null hypothesis we added a statistical one. Thus, in order to strengthen our claim for the null hypothesis, we conducted a power analysis, which established that odor has a negligent effect on the different judgments. We conclude that odor, which appears to have a different sensorial nature in relation to other scents, seems not to be anchored in language, and therefore, when conceptually activated does not affect judgments of social targets.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCognição social situadapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectOdorpor
dc.subjectJulgamento socialpor
dc.subjectSocially situated cognitionpor
dc.subjectMetaphorspor
dc.subjectSocial judgmentpor
dc.titleA influência da activação semântica do odor na percepção e julgamento socialpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3040-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
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