Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5289
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Rui-
dc.contributor.authorPereira, Pedro Rafael Moura-
dc.date.accessioned2013-07-09T16:02:32Z-
dc.date.available2013-07-09T16:02:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-06por
dc.identifier.citationPEREIRA, Pedro Rafael Moura - Process of internationalization of “Tejo Brinde” to Brazil [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5289>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5289-
dc.description.abstractThe goal of this paper is to project and evaluate in the future (2012-2018) the investment of the “Tejo Brinde” Company to Brazil supported by two cases of internationalization that already started in Brazil and Angola. The benchmark cases for this thesis were the case of internationalization of “Science4you” to Brazil that started in 2011, exporting scientific toys to the Brazilian market applying “direct exporting” as an internationalization strategy chosen. Other case of internationalization that was studied in this thesis was the process of internationalization of “Tejo Brinde” to Angola that made an important role to exemplify and be a benchmark to the internationalization to Brazil. Both benchmarks analyzed in this thesis were supported by real account and financial data provided by the Financial Manager of “Tejo Brinde” and the Chief Executive Officer (CEO) of “Science4you”, that was absolutely necessary to add some realistic value to this paper. Considering that Brazil is currently is one of the fabled fast-growing BRIC economies –Brazil, Russia, India and China – that are reshaping the international order. And as the host of the next football World Cup and, in 2016, the Olympic Games, Brazil has confidently arrived on the global stage (KPMG,2011). Therefore, as it was analyzed in this thesis both “Tejo Brinde” and “Science4you” internationalizations were started to counter the decrease of Sales revenues that were occurring in these last years in the national market (Portugal) and consequently the decrease of the company´s net income that was not remunerating the shareholders according with their expectations. This market diversification to Brazil and Angola are considered markets that lead to high risk investments, but high potential returns. The obstacles of foreign investment are several, for example the heavy and complex taxation, monetary and political instability or extended internal bureaucracy. However, the results suggests that the project of “Tejo Brinde” to Brazil should be undertaken, due to financial scientific evidences showed during this paper, which any investor should think that is attractive to invest but at the same time considers that inherent risks.por
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é estudar o processo de internacionalização de uma empresa Portuguesa, neste caso a “Tejo Brinde” no mercado brasileiro. A fim de ajudar e apoiar esta tese serão descritas duas experiências de internacioanlização que servirão como base de referência a este projeto, ou seja, as atividades de Exportação de “Science4you” para o Brasil e a internacionalização do “Tejo Brinde” para Angola. Este última será importante analisar o processo de internacionalização para o Brasil devido a semelhanças com este processo específico. Também é importante entender os fatores que influenciaram tantos países europeus e não europeus / empresas ao redor do mundo para investir em países emergentes como o Brasil, ao invés de investir nos chamados "mercados seguros" (Estados Unidos ou União Europeia). Considerando que o Brasil é atualmente a sexta maior economia do mundo, o maior país e economia da América Latina e o 5 º maior país do mundo, um dos BRICS (grupo de países emergentes), e um dos países desenvolvidos que mais atrai o Investimento Direto Estrangeiro, além disso continua a ter um elevado risco considerável. Outro objetivo é entender melhor o contexto atual do Brasil em termos sociais, econômicos e políticos como um país que recebe o Investimento Directo Estrangeiro (IDE). Também é importante referir que o Brasil será o país anfitrião dos dois principais eventos esportivos do mundo, o FIFA World Cup (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), no Rio de Janeiro que irão atrair projectos de obras públicas com mais de US$ 52 bilhões a fim de desenvolver as infra-estruturas necessárias (sistema de transporte, sistema elétrico de rede de energia, redes de telecomunicações, etc) Outras questões que serão discutidas são as oportunidades e direções de investimento das empresas estrangeiras na entrada no Brasil e as condições de sucesso da deslocalização de empresas portuguesas no Brasil. Por outro lado, este trabalho de análise também irá explicar se a relação especial entre Portugal eo Brasil é efetivamente importante na decisão das empresas portuguesas ao escolherem o Brasil como uma primeira opção de um destino de internacionalização e expansão devido a fatores como a língua comum, "laços históricos "e afinidades culturais. Devido a vários obstáculos ao investimento estrangeiro no Brasil, por exemplo, à instabilidade e inconsitência inflação e moeda interna durante as últimas décadas; um complexo e extenso sistema fiscal que está constantemente a ser alterado ou ainda novas medidas políticas que promovem o protecionismo interno; as dificiuldades de investimento no Brasil estão inerentes ao negócio. No entanto, todas estas diferentes dificuldades são superadas pelo potencial eo tamanho do mercado brasileiro, que proporciona um aumento no volume de vendas total da empresa, que contraria a insuficiência do mercado local; uma nova rede de clientes, distribuidores, intermediários, fornecedores e parceiros de negócios que irão redimensionar a empresa ou ainda a oportunidade de investimento em países que estão em proximidades (Argentina, Chile, Paraguai, etc). Assim, todos estes fatores trazem enormes expectativas às empresas estrangeiras no Brasil. Os resultados desta tese indicam que o “Tejo Brinde” tem fortes e positivas expectativas financeiras referente ao investimento no mercado brasileiro em termos de retorno esperado e também alargar a sua actividade para outros mercados. De acordo com o Administrador Financeiro da “Tejo Brinde”, o Brasil é apenas um dos mercados emergentes que a “Tejo Brinde” está analisar entrada com o intuito de investir, outros mercados além do Brasil, por exemplo, Índia, África do Sul ou Angola são mercados muito atraentes que a empresa tenciona explorar. Portanto, 2012 será um ano em que todas as condições estão reunidas para iniciar o processo de internacionalização para o Brasil, quando uma série de encontros internacionais de prospecção de negócios irão ocorrer que por sua vez irãofornecer mais conhecimento sobre o mercado e, também, o mais importante , encontrar parceiros de negócios que ajudem e apoiem a “Tejo Brinde” nos primeiros anos do projecto de investimento.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectNegóciospor
dc.titleProcess of internationalization of “Tejo Brinde” to Brazilpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Finanças-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master Thesis - Process of internationalization of “Tejo Brinde” to Brazil.pdf
  Restricted Access
1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.