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dc.contributor.advisorJesus, Maria Antónia Jorge de-
dc.contributor.authorMaurício, Célia Elisia de Melo-
dc.date.accessioned2013-06-27T08:55:02Z-
dc.date.available2013-06-27T08:55:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-05por
dc.identifier.citationMAURÍCIO, Célia Elisia de Melo - Comunicação e implementação do balanced scorecard entre empresas de um grupo multinacional : o caso da Leica em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5204>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5204-
dc.description.abstractEsta investigação tem como objectivo analisar a forma como o Balanced Scorecard, concebido e implementado por uma multinacional, é percepcionado pelos colaboradores da Leica em Portugal, que apenas utiliza na sua gestão diária alguns Key Performamce Indicators (KPI´s), parte integrante do BSC como uma ferramenta de gestão global para apoio à gestão estratégica do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa e interpretativa, foi utilizado o método do estudo de caso e realizadas entrevistas aos principais responsáveis pela Leica em Portugal com o propósito de compreender qual o nível de conhecimento dos seus colaboradores relativamente ao BSC implementado no âmbito do grupo, bem como conhecer o modo como o mesmo foi comunicado e implementado. As principais conclusões apontam para um conhecimento difuso por parte dos colaboradores relativamente ao BSC existente no grupo, bem como ao respectivo processo de implementação. Manifestaram apenas conhecer a existência de indicadores de avaliação do desempenho (KPI´s) que utilizam na sua gestão diária, sem os relacionarem com a metodologia BSC. Constata-se ainda não ter havido qualquer envolvimento dos colaboradores da unidade portuguesa na concepção e implementação desta ferramenta de gestão.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyse the manner as the Balanced Scorecard (BSC), designed and implemented by a multinational company, is understood by the Portuguese unity´s staff, which use in a day basis only some Key Performance Indicators (KPI´s) as an integrated part of BSC as global management tool to support the strategy the group as a whole. Following a qualitative and interpretative research line, a case study was carried out in Lieca in Portugal, using semi-structured interviews to the responsible people in this unity, in order to understand their knowledge level about the existence and implementation of BSC in the group. The purpose was also to know how BSC was communicated and implemented in this unity. Main findings point out to a diffuse knowledge of the BSC existence and about the way it was implemented too. The interviews demonstrate only knowing the performance indicators (KPI´s), used in a day basis, with no relation with the BSC mythology itself. It may also be concluded that there was no participation of the Portuguese unity staff either in the design or in the implementation of this management tool.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectKey performance indicatorspor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectMapa estratégicopor
dc.subjectKey performance indicatorspor
dc.subjectStrategy mappor
dc.titleComunicação e implementação do balanced scorecard entre empresas de um grupo multinacional : o caso da Leica em Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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