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dc.contributor.advisorAlturas, Bráulio Alexandre Barreira-
dc.contributor.authorPassos, João Miguel Lourenço-
dc.date.accessioned2013-06-25T16:44:31Z-
dc.date.available2013-06-25T16:44:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-12por
dc.identifier.citationPassos, J. M. L. (2011). A importância das redes sociais no consumo e divulgação de conteúdos e eventos musicais: O caso do Facebook em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5189pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5189-
dc.description.abstractA presente dissertação estuda a importância das redes sociais na divulgação de conteúdos e eventos musicais, sendo estudado o caso específico do Facebook em Portugal. O enquadramento teórico releva uma nova realidade tecnológica e social que potenciou uma alteração profunda na maneira como consumimos e percepcionamos os conteúdos musicais. As mudanças paradigmáticas e as novas oportunidades dadas pelo contexto digital são particularmente relevantes na indústria musical, que tem sido obrigada a reinventar-se nos últimos anos devido ao decréscimo das receitas da venda de conteúdos musicais. Propõe-se uma metodologia que primeiramente, contextualize a realidade actual da indústria musical no contexto Português através de entrevistas a vários dos seus intervenientes e, de seguida, através de um questionário online, caracterize o consumidor que utiliza o Facebook, nomeadamente em relação aos seus hábitos de partilha de conteúdos e eventos musicais. Os resultados apontam para que o Facebook seja usado na descoberta e acompanhamento de artistas musicais, sendo a partilha de conteúdos um fenómeno comum e frequente nos utilizadores. Verifica-se também que a divulgação de eventos musicais tem um efeito prático na assiduidade da amostra inquirida a concertos e festivais de música. Conclui-se que o Facebook é uma plataforma onde os consumidores partilham os seus conteúdos e eventos musicais, onde procuram pelos seus artistas favoritos e encontram artistas novos, constituindo assim um meio que deve ser explorado inteligentemente numa perspectiva de Marketing, tendo em conta as características de um novo tipo de consumidor e um novo tipo de comportamento em relação à música.por
dc.description.abstractThis dissertation studies the importance of social networks in the dissemination of musical contents and musical events, analyzing the specific case of Facebook in Portugal. The theoretical framework reveals a new technological and social reality which potentiated a profound change in how we perceive and consume musical content. The paradigm shifts and new opportunities provided by the digital context are particularly relevant in the music industry, which has been forced to reinvent itself in recent years due to the decreasing revenues from the sales of musical content. A methodology is proposed which will first frame the current situation of the Portuguese music industry through several interviews to some of its stakeholders, following an online survey which will characterize the Facebook user in general and its sharing habits of musical content and musical events. The results suggest that Facebook is used in the discovery and following of musical artists, with the sharing of musical content being a common phenomenon among its users. It is also perceived that the dissemination of musical events has a practical effect on the attendance of concerts and music festivals. Therefore, it is concluded that Facebook is a platform where consumers share their musical contents and events, where they search for their favorite artists and also find new artists, thus constituting a platform that should be intelligently exploited in a marketing perspective, taking into account the characteristics of a new type of consumer and a new kind of attitude towards music.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectEventos musicaispor
dc.subjectConteúdos musicaispor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMusical contentspor
dc.subjectMusical eventspor
dc.titleA importância das redes sociais no consumo e divulgação de conteúdos e eventos musicais: O caso do Facebook em Portugalpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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