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dc.contributor.advisorGarcia, José Luís-
dc.contributor.authorDuarte, Joana Alegre-
dc.date.accessioned2013-06-17T15:14:18Z-
dc.date.available2013-06-17T15:14:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-09por
dc.identifier.citationDuarte, J. A. (2012). O jazz na antecâmara da esfera pública em Portugal: da sua constituição como movimento cultural ao 1º festival internacional em 1971 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5145pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5145-
dc.descriptionTrabalho de projectopor
dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolver-se-á em torno da ideia de que o género musical Jazz, especificamente observado em Portugal, se constituiu como um Movimento Cultural com repercussões culturais, sociais e políticas, muito significativas em dados momentos históricos. Pretende-se demonstrar como este movimento, tendo vindo a afirmar-se progressivamente, desde as décadas antecedentes à revolução de 1974 até ao 1º Festival de Jazz Internacional em 1971, viria por via deste último momento, influenciar a abertura, reestruturação e definição de uma esfera pública democrática, constituindo-se como mais um objecto de estudo a ter em consideração no âmbito da emergência da Democracia Portuguesa. Na afirmação deste propósito cumpriu-se abordar o conceito de Esfera Pública para a compreensão de alguns dos seus elementos de reflexão, após o que se considerou importante proceder à abordagem histórica das décadas que compõem o percurso do Jazz em Portugal, culminando na observação e desenvolvimento dos fenómenos compondo o Festival Cascais Jazz em 1971. A investigação termina finalmente com uma exposição conclusiva acerca dos factos e ideias sugeridos a reflexão e comprovação.por
dc.description.abstractThe following research will develop around the idea that Jazz, specifically observed in Portugal, consisted in a Cultural Movement impacting the country culturaly, socialy and politicaly on very significant historical moments. Hence it is intended a demonstration on how this movement, asserting itself progressively since the decades preceding the revolution of 1974 until the 1st Jazz Festival International in 1971, came to influence the openness, restructuring and definition of a democratic public sphere, thus becoming an object of study for consideration while reflecting about the preparation of Portuguese Democracy. In order to provide proper comprehension on some of its theorical elements, the study will firstly adress the concept of Public Sphere. Furthermore after implementing an historical approach to the decades that make up the route of Jazz in Portugal, the research will dwell into the observation and development of the phenomena composing the Cascais Jazz Festival in 1971. The investigation will finally meet its purpose through a conclusive reflection about the facts and ideas put into consideration and proof.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJazzpor
dc.subjectMovimento culturalpor
dc.subjectEsfera pública democráticapor
dc.subject1º Festival Cascais Jazzpor
dc.titleO jazz na antecâmara da esfera pública em Portugal : da sua constituição como movimento cultural ao 1º festival internacional em 1971por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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