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dc.contributor.authorMachaqueiro, Mário Artur-
dc.date.accessioned2013-06-12T10:23:12Z-
dc.date.available2013-06-12T10:23:12Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.date.submitted2012-07-03-
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5121-
dc.description.abstractAo longo da trajectória colonial, a abordagem do Islão moçambicano pelas autoridades portuguesas passou de uma islamofobia renitente, por vezes com gestos esporádicos de aproximação, para um programa de sedução das lideranças islâmicas, desenvolvido entre 1968 e 1974. Partindo deste quadro evolutivo, o presente artigo procura traçar a transformação das políticas dedicadas ao ensino islâmico em Moçambique. Se o tempo islamofóbico viu nesse ensino um factor de “desnacionalização” da população colonizada, o período seguinte encarou-o como obstáculo à ideia de um “Islão português”, obstáculo que alguns pensaram contornar subordinando as escolas corânicas ao sistema oficial de ensino. O artigo analisa também as tensões suscitadas por estas políticas, focando a reacção de hostilidade por parte do meio católico mais conservador.por
dc.description.abstractDuring the Portuguese colonial rule, the approach to Mozambican Islam evolved from a stubborn Islamophobia, sometimes with interspersed gestures of understanding, to a program aimed at seducing the Islamic leadership, developed between 1968 and 1974. With such an evolution in mind, this article tries to describe the changes in the policies that framed the Islamic education in Mozambique. Whereas the Islamophobic period thought the Islamic education was de-nationalizing the colonized population, the latter period deemed it a hindrance to the idea of a “Portuguese Islam”, an obstacle that some agents planned to overcome by subordinating the Koranic schools to the official education system. The article also analyses the tensions these policies aroused, particularly the hostile reactions of conservative Catholicism.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIslãopor
dc.subjectColonialismo portuguêspor
dc.subjectIslamofobiapor
dc.subjectEnsino islâmicopor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectEscolas corânicaspor
dc.subjectIslampor
dc.subjectPortuguese colonialismpor
dc.subjectIslamophobiapor
dc.subjectIslamic educationpor
dc.subjectKoranic schoolspor
dc.subjectMozambiquepor
dc.titleO Ensino na Política Islâmica do Moçambique Colonial: Da ansiedade islamofóbica à miragem do “Islão português”por
dc.typearticleeng
dc.pagination95-119por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalCadernos de Estudos Africanospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number25por
degois.publication.firstPage95por
degois.publication.lastPage119por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos de Estudos Africanospor
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