Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5063
acessibilidade
Title: Avaliação de estratégias de gestão da procura em produtos perecíveis
Authors: Rocha, Diogo Caldeira Estanqueiro
Orientador: Vilas-Boas, João
Ferreira, Luís Miguel D. F.
Keywords: Produtos perecíveis
Gestão da procura
Logística de retalho
Processo automático de encomendas
Perishable products
Demand management
Retail logistics
Automatic ordering process
Issue Date: 2012
Citation: ROCHA, Diogo Caldeira Estanqueiro - Avaliação de estratégias de gestão da procura em produtos perecíveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5063>.
Abstract: Neste projecto estudou-se o processo automático e centralizado de encomendas de produtos perecíveis, numa das empresas líderes, em Portugal, do sector de retalho. Procuraram-se oportunidades de melhoria neste processo, de modo a que a empresa aumente os indicadores de desempenho, a nível dos produtos perecíveis tal como deseja. Foram identificadas duas principais oportunidades de melhoria, a diminuição dos erros de inventário no sistema da empresa. Assim visa-se uma melhoria na qualidade dos dados e a adopção de uma estratégia de gestão da procura, utilizando diferentes modelos de previsão, adequados aos diferentes padrões de venda identificados e às especificidades dos produtos perecíveis. De modo a testar as oportunidades de melhoria realizou-se um teste-piloto numa das lojas da empresa, para aferir os impactos que uma diminuição dos erros de inventário teria no processo automático de encomendas dos produtos escolhidos. Em relação às estratégias da gestão procura e respectivos modelos de previsão, em primeiro lugar, categorizaram-se os produtos perecíveis de um agrupamento de lojas, e posteriormente, testaram-se alguns modelos identificados na revisão bibliográfica. Depois, realizaram-se simulações dos mesmos. Os resultados obtidos nas simulações foram bastante positivos, mostrando que a empresa pode melhorar indicadores como o índice de rupturas, promovendo o aumento das vendas, e o valor das quebras, reduzindo o desperdício e os níveis de “stock” em loja. Reduzir-se-ia assim, a necessidade de investimento em “stock”. Em suma, adoptando uma estratégia de gestão da procura adequada, será possível à empresa prestar, não só melhor serviço aos clientes, como ter ganhos financeiros.
In this project it was studied the automatic ordering process, of perishable products, in one of the major retailer companies, in Portugal. It was search for opportunities to improve this process, so that the company could increase the performance in the main indicators. There were identified two main opportunities for improvement, the first one, was decreasing the inventory errors in the company system, in order to improve the quality of the data. The second one, was adopting a new demand management strategy. That strategy consists in an application of different forecasting models to the different sales patters identified, suiting the specificities of perishable products. In order to test the identified opportunities, it was carried out a pilot-test, in one of the company’s store, to assess the impacts that a reduction in the inventory errors would have in the automatic ordering process. Regarding the demand management strategy, firstly, the analyzed products were categorized, and then it was tested some of the different models identified in the literature review, through simulations. The simulation results were very positive, showing that the company can improve indicators, like the out-of-stock rate, stimulating an increasing of sales, reduce the waste and stock levels in the stores. Thus, the need of huge investments in products to stocks would be reduced. In conclusion, with the adoption of an appropriate demand management strategy, it would be possible to the company, not only to provide better service to the customers, but also to have financial profits.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5063
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertaç_o vf 17-05 Diogo Rocha é esta!!.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.