Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4994
Autoria: Pinto, Carla Cristina de Jesus Magalhães
Orientação: Alexandre, Joana
Data: 2012
Título próprio: Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: Que relação?
Referência bibliográfica: Pinto, C. C. de J. M. (2012). Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: Que relação? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4994
Palavras-chave: Práticas educativas parentais
Agressividade -- Aggressiveness
Adolescência -- Adolescence
Parentalidade -- Parenthood
Parental practices
Resumo: A presente investigação pretendeu analisar as práticas parentais de ambos os progenitores, a agressividade nos adolescentes de ambos os sexos e em função da área de residência, bem como relação entre as práticas educativas parentais e os comportamentos agressivos destes últimos. Deste modo, foram aplicados o Agression Questionnaire (A.Q.; Buss & Perry, 1992; adaptação portuguesa de Simões, 1993) e o Inventário de Práticas Educativas (IPE; Machado, Gonçalves & Matos, 2007), a uma amostra de adolescentes portugueses (N = 109) e seus progenitores (N = 109), respectivamente, residentes no interior/rural e no litoral/urbano do país. Em termos gerais, verifica-se não existirem diferenças significativas nas práticas parentais de ambos os progenitores. No que diz respeito aos adolescentes, são os rapazes que vivem no interior/rural que manifestam maior agressividade (agressividade física e raiva), quando comparados com os do litoral; comparando os adolescentes do litoral, são as raparigas que expressam maior agressividade verbal. Ainda, os resultados indicam que existe uma correlação negativa entre práticas parentais adequadas, nomeadamente dos pais, e a agressividade nos adolescentes (no subtipo hostilidade), e uma correlação positiva entre maus tratos físicos e comportamentos potencialmente maltratantes, de ambos os progenitores, e o comportamento agressivo dos adolescentes (ex, agressividade física e raiva). Finalmente, comportamentos maltratrantes das mães estão relacionados com uma maior agressividade nos rapazes (ex., agressividade física, raiva e hostilidade) e não nas raparigas. Os resultados serão analisados e discutidos com base nas abordagens teóricas descritas no enquadramento teórico.
This research intends to analyze the influence of parental practices on adolescent aggressiveness in both genders, and according to their residential area, as well as the connection between parental practices and the subject’s aggressive behaviour. So, the Aggression Questionnaire (A.Q.; Buss & Perry, 1992; Portuguese adaptation by Simões, 1993) and the Inventário de Práticas Educativas (IPE; Machado, Gonçalves & Matos, 2007), were applied to a sample of Portuguese adolescents (N = 109) and their respective parents (N = 109), all residents of the country’s inland/rural and coastline/Urban territories. In general terms, it was verified that there weren’t any significant differences in the parental practices of either the mother or the father. Regarding adolescents, the boys who live in the inland territories manifest higher aggressiveness (physical aggression and rage), when we compare them with same group that lives in the coastline. By comparing the adolescents that live in the coastline, we also found that the girls display a higher verbal aggressiveness than the boys. Even so, the results indicate that there is a negative correlation between good parenting practices, namely on the father’s side, and adolescent aggressiveness (hostility subtype), as well as a positive correlation between physical maltreatment and potentially abusive behaviour (from both parent’s sides) and adolescent aggressive behaviour (ex, physical aggression and rage). In closing, the mother’s abusive behaviour is connected to higher aggressiveness in boys (ex, physical aggression, rage and hostility), but not in girls. The results will be analyzed and discussed based on the theoretical approaches detailed in the theoretical framework.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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