Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4981
Autoria: Pereira, Raquel Maria Mendes
Orientação: Raposo, Paulo
Data: 2012
Título próprio: Música e narrativas da multiculturalidade numa orquestra de "todos"
Referência bibliográfica: Pereira, R. M. M. (2012). Música e narrativas da multiculturalidade numa orquestra de "todos" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4981
Palavras-chave: Narrativas multiculturais
Políticas culturais
Processos de globalização
Transnacionalismo
Cultura
Música
Multicultural narratives
Cultural policies
Processes of globalization
Transnationalism
Culture
Music
Resumo: Esta dissertação pretende analisar crítica e reflexivamente a produção artística musical enquanto narrativa multicultural e integradora da diferença cultural no processo de invenção de uma "Orquestra [que se quer] de Todos". Visita-se um projecto musical, surgido no âmbito de um discurso institucional mais alargado, que entende que o reconhecimento e integração da "diversidade cultural" são fundamentais para o desenvolvimento das cidades contemporâneas, tomando a arte como um instrumento privilegiado para comunicar e intervir; e, nesse sentido, para ultrapassar os desentendimentos e as descontinuidades culturais da realidade social. Pretende-se dar conta do impacto que a criação deste projecto teve na construção de um espaço musical "multicultural", no qual se constroem, negoceiam e redefinem processos de identificação diversos, sendo este constantemente atravessado por fluxos de diversas ordens. Procura-se abordar as contradições levantadas por ambas estas dimensões, questionando o projecto multicultural que enforma as políticas culturais a partir de uma discussão em torno da instrumentalização de um conceito de "cultura" marcadamente essencialista.
This thesis aims to analyze critically and reflectively artistic musical production as a multicultural and inclusive narrative of cultural difference in the process of inventing an "Orquestra Todos" (that wants or aims to be of everyone). It is visited a musical project, emerged within a broader institutional discourse, who understands that the recognition and integration of "cultural diversity" is fundamental to the development of contemporary cities, taking art as a privileged instrument to communicate and intervene and therefore overcome the cultural misunderstandings and discontinuities of social reality. It is intended to account for the impact that the creation of this project had in the construction of a "multicultural" musical space, in which is build, negotiate and redefine various identification processes, a space which is constantly crossed by flows of various orders. It also seeks to address the contradictions raised by both these dimensions, questioning the multicultural project that shapes the cultural policies from a discussion on the operationalization of a concept of "culture" markedly essentialist.
Designação do grau: Mestrado em Antropologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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