Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4961
Autoria: Ribeiro, Paula Alexandra Nunes
Orientação: Lopes, Albino
Gomes, Ana
Data: 2011
Título próprio: Employer branding: a visão dos jovens talentos quanto à marca Nestle
Referência bibliográfica: Ribeiro, P. A. N. (2011). Employer branding: a visão dos jovens talentos quanto à marca Nestle [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4961
Palavras-chave: Vantagem competitiva
Trabalho qualificado
Employer branding
Imagem
Resumo: A esfera internacional está a mudar rapidamente. Nada é permanente, e a causa do sucesso de ontem poderá ser a causa do fracasso de amanhã. Actualmente, ter uma boa reputação enquanto empregador e uma força de trabalho qualificada que esteja comprometida oferece vantagem competitiva, pois torna mais fácil para um empregador contratar e reter talentos. De forma a responder a esta dinâmica dos mercados surge o Employer Branding, sendo definido como ―o esforço de uma organização em promover, tanto dentro como fora da empresa, uma visão clara do que a torna diferente e desejável enquanto empregador. Neste sentido, o principal objectivo deste estudo consiste na averiguação de como a empresa Nestlé é percepcionada enquanto entidade empregadora pelos seus futuros e potenciais colaboradores, bem como a verificação da validação do Questionário quando aplicado a uma população-alvo com alguma dimensão. Para a concretização deste projecto, os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários nos diversos ―Fóruns de Empresa onde a Nestlé esteve presente durante o ano de 2010 (ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Engº do Porto e Universidade de Aveiro), e a amostra é constituída por 115 indivíduos. Da análise feita, retiraram-se algumas conclusões: os inquiridos têm uma boa percepção e imagem da Nestlé enquanto entidade empregadora, considerando-a uma empresa de confiança, socialmente responsável, prestigiada e preocupada com os seus clientes.
The international sphere is changing rapidly. Nothing is permanent, and the cause of yesterday's success may be the cause of the failure of tomorrow. Currently, having a good reputation as an employer and a qualified workforce that is committed offers competitive advantage, making it easier for an employer to hire and retain talent. To respond to this dynamic market emerges Employer Branding, defined as "the effort of an organization to promote, both within and outside the company, a clear vision of what makes it different and desirable as an employer" (Backhaus and Tiko , 2004:501). In this manner, the main objective of this study is to investigate how the company Nestlé is perceived as an employer by its future and potential employees and verify the validation of the questionnaire when applied to a target population with some dimension. To accomplishment this project, the data were collected through questionnaires in the various "Business Forums" where Nestlé was present during the year 2010 (ISCTE - IUL, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Engº do Porto e Universidade de Aveiro) and the sample consists of 115 individuals. From the analysis done, we withdrew some conclusions: the respondents have a good perception and image of Nestlé as an employer, considering it a trust company, socially responsible, prestigious and concerned with clients.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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