Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4937
Autoria: | Ferreira, Helga Neide Rodrigues |
Orientação: | Portela, Sofia Maria Lopes |
Data: | 2012 |
Título próprio: | O interesse dos consumidores nos veículos elétricos: Estudo de caso na Área Metropolitana de Lisboa |
Referência bibliográfica: | Ferreira, H. N. R. (2012). O interesse dos consumidores nos veículos elétricos: Estudo de caso na Área Metropolitana de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4937 |
Palavras-chave: | Mobilidade Veículo eléctrico -- Electric vehicle Mercado automóvel Escolha do consumidor Mobility Automobile market Consumer choice |
Resumo: | No estado da Mobilidade em Portugal e no Mundo assiste-se a grandes
alterações em todos os domínios que compõem o mercado automóvel devido a fatores
económicos, ambientais e sociais. Com o crescente aumento da poluição e a procura
elevada por petróleo, corre-se um sério risco de chegar-se ao colapso do sistema de
mobilidade e das condições de vida no Planeta. O Veículo Elétrico (VE) apresenta-se
como o candidato mais ambicioso para uma revolução na mobilidade, e nesta
dissertação debate-se o papel dos governos e o papel da própria indústria automóvel nas
melhorias necessárias nesta tecnologia. Pretende-se com este estudo analisar as
investigações que já existem sobre esta temática, a sua grande maioria com recurso à
análise de preferência declarada, e verificar as principais conclusões por estas obtidas.
Objetiva-se analisar a evolução deste tipo de veículos até aos dias de hoje, com vista a
identificar as suas principais falhas para que possam ser colmatas e adequadas às
escolhas dos consumidores. O mercado Português de veículos elétricos ainda está numa
fase embrionária e pretende-se identificar as principais características dos consumidores
portugueses, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa (AML), além de
identificar as condições oferecidas pelo mercado. Constata-se que o preço do VE ainda
é muito elevado para despertar a atenção dos consumidores da AML e que estes ainda
não têm uma verdadeira consciência dos problemas ambientais existentes. Enquanto a
autonomia e o tempo de carregamento não se equipararem ao de um veículo dito mais
convencional, ainda está muito condicionada a aceitação dos VE. Dramatic changes have been occurring in all areas of the automotive market due to economic, environmental and social factors. The increasing pollution and high demand for oil may cause a high risk of collapse of the transportation system and the conditions of life on Earth. The Electric Vehicle (EV) is the most ambitious candidate for a transportation revolution. In this study we debate the role of government, the role of the automotive industry on changing the technology and the role of the Energy companies. The aim of the study is to compare different studies that already analyse this issue, which mostly used the stated preference analysis, and compare their main conclusions. It is also intended to analyse the evolution of Electric Vehicles up to the present, in order to identify their main weaknesses and overtake them according to the consumer choices. The Portuguese market of EV is still at an early stage. As such, it is intended to identify the main features of the Portuguese consumers of the Lisb on Metropolitan Area and the conditions offered by the market. It appears that the price of the EV is still too high to attract the attention of the Portuguese consumers and they do not have real awareness of environmental problems. The Portuguese EV market will only present a substantial growth when the autonomy and charging time of the EV will be comparable with an internal combustion vehicle. |
Designação do grau: | Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_helga_rodrigues_ferreira.pdf Restricted Access | 3,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.