Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4933
Autoria: Thay, António Hama
Orientação: Menezes, Rui Manuel Campilho Pereira de
Mosca, João
Data: 2012
Título próprio: A indústria do cimento como vector estratégico para o desenvolvimento de Moçambique: Estudo de caso: Cimentos de Moçambique
Referência bibliográfica: Thay, A. H. (2012). A indústria do cimento como vector estratégico para o desenvolvimento de Moçambique: Estudo de caso: Cimentos de Moçambique [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4933
Palavras-chave: Indústria do cimento
Moçambique
Construção civil -- Construction
Resumo: O presente estudo debruça-se sobre a Indústria do Cimento como Vector Estratégico para o Desenvolvimento de Moçambique, estudo de caso: Cimentos de Moçambique. O trabalho faz uma abordagem tendo em conta a literatura disponível e a realidade moçambicana e sul africana. O trabalho está estruturado em 4 capítulos: No Capítulo I apresenta-se a evolução da actividade económica em Moçambique, bem como uma descrição do sector do cimento. Nesta análise, procura-se inserir no tema alguns estudos fundamentais, que sirvam de suporte teórico à dissertação; tais como, a competitividade dos países em 12 pilares de competitividade, 1º instituições, 2º infra-estruturas, 3º ambiente macroeconómico, 4º saúde e educação primária, 5º ensino superior e treino, 6º eficiência de bons mercados, 7º eficiência do mercado laboral, 8º desenvolvimento do mercado financeiro, 9º domínio tecnológico, 10º dimensão do mercado, 11º sofisticação do negócio e o 12º inovação. No Capítulo II faz-se uma descrição desenvolvida do sector do cimento em Moçambique trazendo pormenores e características da Cimentos de Moçambique que tem como actividade principal a produção e fornecimento de clinquer, de cimento em saco e a granel, do tipo: 42,5 32,5. No Capítulo III são abordadas as estratégias do sector na actualidade, considerando a globalização como sendo um desafio actual. No Capítulo IV é feita a análise dos dados, as conclusões e perspectivas em que nota-se que o sector de cimento continua desempenhando papel estratégico na economia nacional em particular na indústria de construção civil, deixando perspectivas que, em face do combate à pobreza que é pertinente sugere-se criação de unidades de distribuição do cimento para assegurar a abrangência às camadas mais pobres.
The present study focuses on the Cement Industry as a Vector for Strategic Development of Mozambique, case study: Cement Mozambique. The work is an approach taking into account the available literature and the Mozambican and South African reality. The work is structured in four chapters: In Chapter I presents the evolution of economic activity in Mozambique, as well as a description of the cement sector. This analysis seeks to enter the theme some fundamental studies to serve as the theoretical support to the thesis, such as the competitiveness of countries on 12 pillars of competitiveness, 1st institutions, 2 infrastructure, 3rd macroeconomic environment, 4 health and education primary, 5 higher education and training, 6 efficiency of the markets, 7th efficient labor market, 8 financial market development, 9 field of technology, 10 the, 11th sophistication of the business and 12 of innovation. In Chapter II a description is developed in the cement industry in Mozambique bringing details and characteristics of the Cements of Mozambique that has as main activity the production and supply of clinker, cement in bags and bulk, type: 42.5 32 5. Chapter III deals with the strategies of the sector at present, considering globalization as an ongoing challenge. Chapter IV has made the data analysis, conclusions and future perspectives in which it is noted that the cement sector continues to play a strategic role in national economy particularly in the construction industry, leaving prospects that, in view of combating poverty what is relevant is suggested the creation of distribution units to ensure that the cement to reach poor.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_antonio_hama_thay.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.