Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4909
Autoria: Policarpo, Mónica Caldeira
Orientação: Oliveira, Abílio
Data: 2012
Título próprio: Integração das medicinas alternativas e complementares no Plano Nacional de Saúde
Referência bibliográfica: POLICARPO, Mónica Caldeira - Integração das medicinas alternativas e complementares no Plano Nacional de Saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4909>.
Palavras-chave: Medicinas alternativas e complementares
Medicina convencional
Plano Nacional de Saúde
Representações sociais
Complementary and alternative medicine
Conventional medicine
National Health Plan
Social representations
Resumo: As Medicinas Alternativas e Complementares (MAC) são uma possível solução para alargar a oferta dos cuidados de saúde. Neste trabalho investigamos as representações de uma população de estudantes de Enfermagem sobre as MAC, e em que medida a sua utilização e a recomendação de integração no Plano Nacional de Saúde (PNS) diferem consoante o ano de licenciatura e a idade. Assim, desenvolvemos e aplicámos um questionário a 150 alunos de um curso de Enfermagem, do primeiro e do quarto ano, de ambos os sexos, entre os 18 e os 38 anos. Os resultados evidenciaram a recomendação da inclusão das MAC no PNS, e que aproximadamente um terço dos futuros enfermeiros está satisfeito com o PNS. Mediante a integração, estes seriam utentes da medicina Tradicional Chinesa, Acupunctura, Massagem e a Meditação, sendo estas as MAC mais abordadas em Enfermagem. Enquanto disciplinas seriam aceites a Acuncuptura, Aromoterapia, Hidroterapia, Massagem, Meditação e Reflexologia. Porém, revelaram poucos conhecimentos sobre as MAC, excepto na Massagem, a única eventual escolha profissional. O nível de conhecimentos entre os participantes mais velhos e nos alunos do 4º ano, é superior em relação aos mais novos. Embora exista interesse em obter formação em algumas MAC, a maioria tem pouca formação. Como pacientes, destacam a Massagem. As MAC são representadas como úteis, promotoras da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida e de uma boa relação entre o terapeuta e o cliente. Consideram igualmente que estas práticas geram dúvidas, desconhecendo se têm efeitos secundários ou se estão bem definidas.
Complementary and Alternative Medicine (CAM) are a possible solution to provide more health care. This research was developed to understand how a population of nursery students represented CAM and if their use and recommendation of integration in the National Health Plan (NHP) differs with the year of grade and age. To accomplish these goals, a questionnaire was completed by 150 students of the 1st and 4th year of the Nursery graduation, male and female, between 18 and 38 years old. The findings showed that the future nurses recommend the integration of CAM in the NHP and about one third are satisfied with the NHP. Within the integration, they would choose to be patients of Traditional Chinese Medicine, Acupuncture, Massage and Meditation, that are the most referred MAC in their graduation. As graduation disciplines they would choose Acupuncture, Aromatherapy, Hydrotherapy, Massage, Meditation and Reflexology would be chosen as disciplines. Meanwhile, the students have lower knowledge of CAM, except for Massage. However, older participants and students of the 4th year showed a higher level of knowledge than the younger ones. There‟s interest to have additional training in some CAM practices, although most part has none or less training. Professionally they would choose Massage. As patients, CAM´s few used, except for Massage. CAM is represented as useful, promoting health, life quality and a good relationship between the therapist and the client. They also consider that CAM generates big doubts and don´t know if it has secondary effects and if it‟s well defined.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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