Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4899
Autoria: | Rodrigues, Diana |
Orientação: | Silva, José Azenha e |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Alcobaça: routing ceramics |
Referência bibliográfica: | RODRIGUES, Diana - Alcobaça: routing ceramics [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4899>. |
Palavras-chave: | Cluster Porter’s diamond Cooperation Inter-firm umbrella brand Diamante de Porter Cooperação Marca umbrela inter-firmas |
Resumo: | The current project aims to know the idiosyncrasies of ornamental ceramics sub-sector, from Alcobaça (Portugal). Later, it will be suggested a set of actions to improve it, trying to refrain its negative trend.
This paper applies the idea of cluster, from Michael Porter, to the analyzed factories showing how they compete and cooperate at the same time. Consequently, it extends the referred concept to the possibility of an inter-firm umbrella brand, where all those enterprises can join efforts under a common strategy. This is particularly relevant, once many of them lack marketing pro-activity.
Thus, based in the differential advantages of this industrial agglomeration, it will be presented several actions to make it more competitive and attractive to investment. Este projeto pretende analisar o aglomerado industrial do sector da cerâmica decorativa de Alcobaça (Portugal) para melhor compreender as suas dificuldades e potencialidades. Nesse seguimento, irá propor um conjunto de atividades que visa a melhoria do mesmo combatendo a atual tendência negativa. Aplicando o conceito de cluster, largamente estudado por Michael Porter, será possível verificar que as fábricas observadas vivem num ambiente ambíguo de cooperação e competição. Assim sendo, na extensão efetiva das suas idiossincrasias, será sugerida a junção de esforços sob a alçada de uma marca umbrela inter-firmas. Tal proposta é particularmente relevante num contexto com pouca pro-atividade em marketing. Finalmente, serão tomadas em conta as vantagens diferenciais deste cluster para que essas ações o possam tornar mais competitivo e atrair mais investimento. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Mestrado_Diana Rodrigues.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.