Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4875
Autoria: Branco, Madalena Piano de Abreu Castelo
Orientação: Pereira, Hélia Gonçalves
Data: 2011
Título próprio: Being traditional in the global: Santini case study
Referência bibliográfica: BRANCO, Madalena Piano de Abreu Castelo - Being traditional in the global: Santini case study [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4875>.
Palavras-chave: Marcas
Marketing alimentar
Desenvolvimento de estratégias
Gelados
Branding
Food marketing
Strategic development
Ice cream
Resumo: O presente Caso Pedagógico foi desenvolvido no âmbito de Marketing Internacional com enfoque no caso de uma conceituada marca de gelados gourmet – Santini. Com mais de 60 anos de história, a marca foi recentemente alvo de reestruturação e reposicionamento, como parte da sua estratégia de expansão. A abertura de uma nova loja na Baixa de Lisboa, em 2008, foi o primeiro de vários passos neste sentido. Sempre priorizando o consumidor final, a marca levou a cabo um conjunto de medidas inovadoras, de forma a ganhar visibilidade entre os consumidores e quota de mercado junto da concorrência. Um exemplo de excelência em todo o processo de expansão, que pode e deve ser analisado como exemplo a seguir por empresas na mesma situação. Sem medo de assumir riscos, apesar de consciente da situação económica e financeira vivida em Portugal, o Santini consegue alargar os seus limites físicos e barreiras emotivas para chegar mais perto dos consumidores e para satisfazer as suas necessidades. O presente Caso Pedagógico faz a análise da marca juntamente com uma análise descritiva e quantitativa do mercado dos gelados e do seu consumo em Portugal. Focado nos principais valores do Santini e na sua brand idea, este Caso será uma referência no estudo do Marketing Estratégico e Branding, oferecendo um contributo bastante relevante dada a componente teórico-prática do tema em análise, como uma situação aplicável a tantas outras empresas e marcas.
The present Case Study was developed as a final thesis of International Marketing scope; it is focus on a regional and traditional Portuguese ice cream brand – Santini. The well established brand in gourmet ice cream, has expanded its business, opened a new store, and proceeded with several other strategic changes. Brand managers are extremely focused on maintaining the good reputation of the brand assuming the responsibility of quality assurance, homemade production and excellence of the service provided with familiarity and simplicity, to gain recognition. The Case Study comes up with an analysis of the actual brand, focus on its main values and core idea; above all the main end is to understand how it leads to new opportunities of growth, in times of financial crises and savings, as the current situation that the Portuguese society is going through. Using the information kindle provided by the Company, the Case offers challenges, difficulties and keys to the success, which the reader should understand, analyze and solve, with innovation and creativity. Also, a quality and quantity study of Portuguese industry and consumer behavior regarding ice creams is going to be developed. On consolidation with marketing academic studies, the exploration of dynamics and practical perspective on the case will be relevant as a study object in Marketing Strategy and Branding. Also, it contributes to companies in the same situation, adventurous enough to break emotional barriers and assuming risks into the uncertainty.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Madalena Castelo Branco - Santini Case Study.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.