Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4822
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | dos Santos, Célio José | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T16:53:56Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T16:53:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.issn | 2182-3030 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/4822 | - |
dc.description.abstract | O artigo que se segue tem como objetivo estudar as práticas educativas dentro da cultura hip-hop, ou seja, compreender como o hip-hop tem possibilitado a conscientização identitária e a tomada de decisões individuais e coletivas dos jovens que fazem parte do movimento hip-hop na cidade de Salvador, além de identificar as metodologias adotadas para o processo de ensino aprendizagem e analisar quais são os objetivos da educação não-formal praticada pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método a pesquisa do tipo etnográfico como propõe André (2002), a qual é caracterizada pelo uso das técnicas que comumente são associadas à etnografia, como a observação participante, a entrevista intensiva e a análise de documentos. Para o autor, a pesquisa do tipo etnográfico se diferencia da etnográfica, pelo fato de alguns requisitos técnicos metodológicos não serem seguidos ao pé da letra. A coleta de dados foi feita através observação e de entrevistas realizadas com os jovens que fazem parte do movimento hip-hop soteropolitano. A parti daí podemos afirmar que todo o processo de constituição do hip-hop soteropolitano, seja nos shows musicais, nas reuniões dos grupos, nas oficinas ou palestras, ou em qualquer atividade política do movimento, está alicerçado a partir das práticas da educação não-formal, uma vez que o hip-hop se mostra como um grande elemento transformador de uma juventude negra, pobre e periférica que tem nessa possibilidade de ativismo sócio-político e cultural o lazer e a política reunidos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-IUL | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Hip-hop | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.title | Juventude e Educação Não-Formal: Uma Análise das Práticas Educativas do/ no Hip-Hop Soteropolitano | por |
dc.type | article | eng |
dc.pagination | 76-87 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 24 | por |
degois.publication.firstPage | 76 | por |
degois.publication.lastPage | 87 | por |
degois.publication.title | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
5.CS_Juventude e Educacao nao-formal.pdf | 113,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.