Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4814
Autoria: Domingos, Afonso Manuel Costa Gaspar da Silva
Orientação: Dionísio, Pedro
Data: 2011
Título próprio: Volvo Ocean Race: o retorno de investimento dos patrocinadores
Referência bibliográfica: DOMINGOS, Afonso Manuel Costa Gaspar da Silva - Volvo Ocean Race: o retorno de investimento dos patrocinadores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4814>.
Palavras-chave: VOR - Volvo Ocean Race
Ativação de patrocínios
Patrocínio desportivo
Retorno do investimento
Activation of sponsorship
Sports sponsorship
Return on investment
Resumo: Este trabalho tem como objectivo possibilitar a participação de uma equipa portuguesa na Volvo Ocean Race , (VOR), a maior regata oceânica do mundo, partindo da activação de patrocínios e da demonstração da possibilidade do retorno do investimento por parte dos patrocinadores., sendo para esse efeito necessária a criação de uma empresa. Neste trabalho apresentam-se as principais necessidades, quer de meios humanos e materiais, como do respectivo financiamento necessário à criação e manutenção de um projecto desta envergadura. Foram analisados os casos práticos de duas equipas que se formaram, em bases semelhantes às que desejamos constituir, bem como se estabeleceram contactos com alguns velejadores, que participaram em edições anteriores da prova. Conclui-se que um projecto assim pode ser um veículo publicitário bastante importante para empresas portuguesas com necessidade de se internacionalizarem, e de demonstrarem os seus valores e grandeza, espelhados numa equipa de elite, que percorrerá o mundo e servirá de embaixada itinerante para os negócios dessas mesmas empresas. No entanto, dada a conjuntura de crise económica mundial, a retracção dos investimentos em áreas como os patrocínios vais ser mais acentuada e pode ser um obstáculo difícil de transpor.
This work aims to enable the participation by a Portuguese team in the Volvo Ocean Race (VOR), the largest regatta in the world, based on the activation of sponsorships and the demonstration of the possibility of the return on investment from sponsors. To achieve this goal, is required the creation of a company. This paper presents the main needs of both human and material resources, such as the financing need for the creation and maintenance of a project of this scale. We analyzed the case studies of two teams that were formed on a similar basis to the one that we wish to create, as well as established contacts with some sailors, who participated in previous editions of the race. We concluded that such a project can be a very important advertising vehicle for Portuguese companies that needs to globalize and to demonstrate its values and greatness allied to an elite team that will travel the world and serve as an ambassador for these companies businesses. However, in a context of global economic crisis, the slowdown of investments in areas such as sponsorship will be more pronounced and can be a difficult hurdle to overcome.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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