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    http://hdl.handle.net/10071/4773| Autoria: | Furtado, Nuno Manuel Ferreira Soares | 
| Orientação: | Pinheiro, Magda Dias, Fátima Sequeira  | 
| Data: | 2011 | 
| Título próprio: | O impacto da contentorização nas cidades portuárias: O caso do porto de Ponta Delgada (1979-2009) | 
| Referência bibliográfica: | Furtado, N. M. F. S. (2011). O impacto da contentorização nas cidades portuárias: O caso do porto de Ponta Delgada (1979-2009) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4773 | 
| Palavras-chave: | Contentores Cidades portuárias Porto marítimo -- Seaport Ponta Delgada Containers Port cities  | 
| Resumo: | A contentorização foi um fenómeno que atingiu todo o mundo  e a cidade de 
Ponta Delgada não ficou  indiferente.  No inicio da década de 80, os contentores começaram a 
chegar ao Porto de Ponta Delgada, e,  desde então,  estes chegam cada vez em maior número e 
como maior tonelagem. O porto teve de criar infra-estruturas e de fazer investimentos para 
poder dar resposta a esta enorme movimentação, porque para além deste porto ser a principal 
porta de  entrada de mercadorias na cidade,  é também muito importante para  a baldeação de 
mercadorias para o restante arquipélago dos Açores. 
A comparação a partir da década de 80 entre a mercadoria contentorizada e a 
mercadoria em carga geral, diz-nos que apesar  de hoje em dia o contentor ser extremamente,
importante no mundo dos transportes marítimos, o modo de transportar carga convencional 
não deixou de existir e não é menos importante, até porque existem certos tipos de cargas que 
não podem ser transportados em contentores.
Tal  como em todas  as  outras cidades do mundo, o impacto da contentorização tem 
aspectos positivos e aspectos negativos. Ponta Delgada adaptou-se à contentorização e esta 
trouxe muitas melhorias  para a cidade  e para a sua população. Assim, o  aumento de 
embarcações no porto e o aumento de tráfego de camiões na cidade contribuem para uma 
maior poluição e para demoras crescentes na circulação de veículos. The containerization was a worldwide phenomenon, affecting several cities like the city of Ponta Delgada. In the beginning of the 80’s, the containers started to arrive to Ponta Delgada’s Port and, since then, its number has increased as well as its tonnage. The port had to create infrastructures and had to make investments to be able to respond to this flux of containers. Besides being the main entrance to the merchandise in Ponta Delgada, this port was also very important to the transhipment exchange of merchandise to the rest of the Azorean Archipelago. The comparison between the containerized cargo and the conventional merchandise indicates that both ways are important to transport cargo, because there are certain types of cargo that cannot be containerized. Just like in other cities in the world, the impact of the containerization has positive and negative aspects. Regarding the positive aspects, the containerization brought several improvements and benefits to Ponta Delgada and its population. However the increase of the vessels in the port as well as the rise of the traffic flow in the city, led to more pollution and more constraints in the daily traffic.  | 
| Designação do grau: | Mestrado em História Moderna e Contemporânea | 
| Acesso: | Acesso Aberto | 
| Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| master_nuno_soares_furtado.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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