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dc.contributor.advisorFalcão, Pedro Fontes-
dc.contributor.authorTajdin, Naim Samje-
dc.date.accessioned2013-03-01T16:04:05Z-
dc.date.available2013-03-01T16:04:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-12por
dc.identifier.citationTajdin, N. S. (2011). Portugal's competitive advantages to receiving foreign direct investment from tech companies: A case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4691pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4691-
dc.description.abstractWith the global economic crisis as a backdrop, companies and institutional investors began to withdraw their investments both domestic and internationally leading to stagnation in the economy and, in turn, shrinkage in private consumption. However, businesses are more likely to survive building up their strategy on solid investments, particularly in this sensitive period we are experiencing today. Considering that the investments are a huge source of income for countries and an “open door” to reduce national unemployment without any public investment, Foreign Direct Investment is generally seen regarded as a strong commitment of governments to generate income and employment for their citizens. Therefore, policymakers have improved or created new competitive advantages in order to attract foreign investors to invest in the country’s different sectors as well as in its national resources. Following a literature review, this study aims to explore the motivations leading multinational companies to invest in foreign countries, the decision-making process underlying their choice of a given country and the measures taken by the recipient countries to attract these multinational companies. In order to relate the theory on the fundamental multinational companies seek when investing abroad, a technology-based multinational company was chosen for this case study. The study will reveal the motives and the whole decision-making process that led this internationally renowned company to invest in Portugal and keep their confidence in the competitive advantages Portugal offers.por
dc.description.abstractTendo a crise económica global como pano de fundo, as empresas e os países começaram a retrair os seus investimentos quer nacionais quer internacionais provocando uma estagnação na economia e, por sua vez, uma retracção no próprio consumo privado. Contudo, é com base em investimentos sólidos feitos anteriormente que as empresas tendem a sobreviver neste período tão delicado que se vive actualmente. Considerando que os investimentos são uma enorme fonte de rendimento para os países e uma porta aberta para a redução do desemprego nacional sem qualquer investimento por parte do Governo, o Investimento Directo Estrangeiro apresenta-se como uma forte aposta dos países para gerar rendimento e emprego para os seus cidadãos. Por isso, os Governos Nacionais aprimoraram ou criam novas vantagens competitivas para que possam atrair investidores estrangeiros a apostar no país e nos seus recursos nacionais. Este trabalho pretende expor as motivações que levam a uma determinada empresa multinacional a investir num país diferente da sua origem, o processo de decisão para apostarem num determinado país e que medidas são tomadas pelos países receptores desse investimento para atrair as empresas multinacionais de acordo com a literatura. De forma a relacionar a teoria encontrada sobre os fundamentos que as empresas multinacionais defendem para investirem no estrangeiro, foi elaborado um estudo de caso sobre uma empresa multinacional do sector das tecnologias para revelar as razões e todo o processo de decisão que conduziram para que uma empresa reconhecida internacionalmente tenha decidido investir em Portugal e manter a sua tenacidade e confiança nas vantagens competitivas que Portugal apresenta.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEstudo de caso -- Case studypor
dc.subjectGestão de empresas-
dc.subjectEmpresa multinacional -- Multinational company-
dc.subjectVantagem competitiva -- Competitive advantage-
dc.subjectInvestimento direto estrangeiro-
dc.subjectBusiness management-
dc.subjectForeign direct investment-
dc.titlePortugal's competitive advantages to receiving foreign direct investment from tech companies: A case studypor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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