Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4664
Autoria: Pinto, Olga Maria da Silva
Orientação: Simões, Ana Maria
Data: 2012
Título próprio: Avaliação da performance da gestão: concepção do balanced scorecard para uma unidade farmacêutica
Referência bibliográfica: PINTO, Olga Maria da Silva - Avaliação da performance da gestão: concepção do balanced scorecard para uma unidade farmacêutica [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4664>.
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Controlo de gestão
Performance
Estratégia
Performance evaluation
Management control
Strategy
Resumo: Perante o actual cenário de crise financeira mundial e ao mesmo tempo de grande competitividade nos mercados, as empresas têm que usar de tudo o que lhes for possível aceder, para poderem destacar o seu desempenho e a sua posição no mercado onde se inserem. Diante desta realidade que as empresas vivem diariamente, estas vêem-se cada vez mais obrigadas a manterem-se actualizadas e/ou em constante procura de ferramentas/serviços em que se possam apoiar para se destacarem no seu sector. À semelhança de outros sectores, avaliar a eficiência das empresas do sector da saúde no seu todo é, portanto, essencial, na medida em vivemos numa economia cada vez mais globalizada e competitiva. No que respeita aos cuidados de saúde, a sua prestação vive sob uma pressão crescente no sentido de melhorar a sua eficiência/performance, controlando os custos da prestação desses serviços enquanto, simultaneamente, é garantida uma elevada qualidade do serviço. Neste seguimento, o presente trabalho tem por objectivo a concepção da metodologia Balanced ScoreCard (BSC) para um grupo de empresas da indústria farmacêutica, mais especificamente para os seus pontos de venda, as farmácias, isto é, a elaboração de um modelo de Balanced ScoreCard como instrumento de auxílio à gestão, para uma melhor medição e posterior avaliação da performance organizacional.
Given the current scenario of global financial crisis and at the same time highly competitive markets, companies have to use everything that can possibly access, in order to highlight its performance and its position in the market where they operate. Faced with this reality that companies live every day, they find themselves increasingly forced to keep up to date and / or constantly looking for tools / services that can support to excel in their field. Like other sectors, to evaluate the efficiency of companies in the health sector as a whole is therefore essential, as we live in an increasingly globalized and competitive. Regarding health care, providing them live under increasing pressure to improve its efficiency / performance, controlling the costs of providing these services while at the same time is guaranteed a high quality of service. Following this, the present work aims concept the design methodology of Balanced ScoreCard (BSC) for a group of pharmaceutical companies, more specifically for their outlets, pharmacies, ie , the development of a model of Balanced ScoreCard as a tool to aid management for improved measurement and subsequent evaluation of organizational performance.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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