Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4661
acessibilidade
Title: Análise estratégica de uma empresa de transportes familiar
Authors: Simões, Milene Isabel Fernandes
Orientador: Filipe, José Cruz
Issue Date: 2012
Citation: SIMÕES, Milene Isabel Fernandes - Análise estratégica de uma empresa de transportes familiar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4661>.
Abstract: Esta dissertação está focada na análise estratégica de uma empresa de transportes familiar. Primeiro, são apresentadas as empresas que compõem o grupo. De seguida é feita uma revisão da literatura onde são mostrados quais os conceitos, métodos e ferramentas utilizadas no estudo. O terceiro capítulo incide sobre o diagnóstico estratégico e começa com a análise externa empregando como ferramentas a análise PEST, as 5 forças de Porter e os Factores Críticos de Sucesso. Estes métodos permitem conhecer a indústria, como esta funciona actualmente e quais os seus principais actores. Seguidamente é feita uma análise interna, onde a empresa, os seus serviços, resultados, facturação e estrutura de custos são apresentados e avaliados. São usadas as seguintes ferramentas: a cadeia de valor, a análise SWOT, a análise SWOT dinâmica e a matriz Mckinsey/GE. Finalmente, no último capítulo, todas as análises são revistas surgindo, assim, estratégias para o futuro da empresa. Estas estratégias são vistas como as melhores opções de desenvolvimento para o futuro e como são mutualmente exclusivas podem ser implementadas em conjunto.
This dissertation is focused on the strategic analysis of a family-owned transportation company. First, the group of companies is presented and its structure explained. After a literature review covering the concepts, the methods and the tools used in the study, the third chapter addresses the strategic diagnosis beginning with an external analysis (using the following tools: PEST analysis, Porter’s five forces and Critical Success Factors) allowing an insight on the industry, on how it works nowadays and on who are the main players. Next, an internal analysis is also made, describing the company, its services, its evolution and making a global evaluation. Tools such as the value chain, the SWOT analysis, the dynamic SWOT analysis and the GE McKinsey Matrix are used. Finally the last chapter embraces all the analysis made and suggests some future strategies that the company GTFS may choose. These strategies are seen as the best choices to the development of the company, that can be implemented each one by itself or as a whole set, since they are not mutually exclusive.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4661
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Milene Simões.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.