Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4649
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDionísio, Pedro-
dc.contributor.authorSantos, João Pedro-
dc.date.accessioned2013-02-21T12:24:43Z-
dc.date.available2013-02-21T12:24:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-05por
dc.identifier.citationSANTOS, João Pedro - O seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adepto [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4649>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4649-
dc.description.abstractAo longo deste documento procurou-se demonstrar que, actualmente, a área através da qual mais se pode melhorar a experiência de um adepto num estádio de futebol é a tecnologia. Para atingir este objectivo, para além da análise de informação e bibliografia diversa, realizou-se um estudo metodológico quantitativo a uma amostra de adeptos de futebol. Pela análise dos resultados do mesmo, concluiu-se que, hoje em dia, existe já uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, que permita aos adeptos, entre outras vantagens, publicar fotografias em redes sociais, visualizar repetições e encomendar comida e bebida, a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, no conforto do seu sofá. A inexistência destas capacidades é algo que começa já a frustrar os adeptos. Além do factor satisfação, o investimento tecnológico traz maiores receitas em dia de jogo, através: das oportunidades de cross-selling que propicia, dos maiores proveitos das concessões (bares e restaurantes), do aumento das assistências e, potencialmente, do preço diferenciado dos bilhetes em áreas renovadas. Paralelamente, outras evoluções, como as da bilhética, trazem outros benefícios. Quando, por exemplo, os adeptos compram os seus bilhetes usando o seu smartphone, o clube e os seus patrocinadores têm a oportunidade de recolher inúmeras informações, efectivamente conhecer quem está nas bancadas e, por conseguinte, entre outras actividades, desenvolver experiências personalizadas. Em suma, o estudo visa melhor compreender qual o actual comportamento e experiência dos adeptos de futebol, o seu potencial interesse em inovações tecnológicas e, por fim, que alterações estas poderiam potenciar, entre as quais se sublinha a maior frequência de ida ao estádio.por
dc.description.abstractThis document provides information to support the idea that, nowadays, the biggest area through which the football fan matchday experience can be improved is technology. To do so, besides reviewing diverse references and information about the subject, a survey was conducted to a sample of football fans. The analysis of the survey’s results demonstrate that there is already an increasing pressure to modernize the venues and provide wireless services that would enable the fans to upload photos, watch replays and order food and beverages from the concessions, without leaving their seat. The absence of these features already started frustrating the fans. Besides improving fan’s satisfaction, investment in technology also generates bigger matchday revenues, through: new cross-selling opportunities, increased concessions sales, higher attendances and, potentially, differentiated ticket pricing in select areas. In parallel, other features, for example paperless tickets, bring other benefits. When, for example, fans purchase their tickets using their smartphones, allows the clubs and the sponsors to learn a wealth of information about who is attending the games and, therefore, for example, develop personalized experiences. In summary, this study’s objective is to better understand what is the current experience and behavior of the football fan, their potential interest in technology innovation and how could these ultimately change their behavior, including a more frequent presence in the stadium.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPatrocíniopor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectEstádiopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectAdeptopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectSponsorshippor
dc.subjectFootballpor
dc.subjectStadiumpor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectFanpor
dc.subjectExperiencepor
dc.titleO seu sofá no estádio do futuro: tecnologia – revolucionando a experiência do adeptopor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofa no Estadio - Tese - Joao Pedro Santos (2012.06.06).pdf5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.